Anunciado em dezembro passado, o fechamento de turmas de berçário em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foi questionado em um dos 16 pedidos de informações dos vereadores, em janeiro de 2016, à Prefeitura de Curitiba.
A proposição questiona a motivação da medida, se as crianças matriculadas até 2015 tiveram as vagas garantidas e se poderão ser firmados convênios com creches particulares, para atender a demanda, de iniciativa de Valdemir Soares (PRB).
“Como será feito o atendimento da fila de espera e de novos inscritos em toda Curitiba, considerando a necessidade de trabalho dos pais?”, completou Soares. Ele é autor de outro pedido de informações protocolado em janeiro, sobre o abandono do Espaço Cultural Frans Krajcberg, no Jardim Botânico.
No mesmo período, Cristiano Santos (PV) também fez dois questionamentos oficiais ao Executivo municipal. Um deles foi o primeiro protocolado em 2016, motivado por reclamações de moradores e comerciantes da região do Largo da Ordem. No documento, ele questiona o horário em que é permitida a montagem das barracas da Feira de Artesanato. No outro, o parlamentar indaga sobre a fiscalização de duas empresas de reciclagem no Uberaba.
Dos 16 pedidos de informações, seis são do Professor Galdino (PSDB). Três referem-se ao Shopping Palladium Curitiba: atendimentos de medidas para adequar o trânsito na região, situação das licenças e laudos e critério adotado para barrar a entrada de pessoas. Duas proposições tratam da castração de animais) e a outra, de obras no parque Barigui.
Tiago Gevert (PSC) quer que a administração municipal informe os gastos com publicidade, desde o início desta gestão, em 2013. Serginho do Posto (PSDB) pergunta à prefeitura por que foi retirada a lombada eletrônica em frente à unidade de saúde Esmeralda, no Xaxim. O equipamento, alerta o vereador, “possibilitava a travessia dos idosos na via, que fica em uma declive”. Já Rogerio Campos (PSC) indagou, no mês passado, se um terreno no Sítio Cercado pertence ao Município, para eventuais sugestões de benfeitorias no local.
Chicarreli (PSDC) apresentou três pedidos de informações à prefeitura. Em um deles, o vereador pergunta sobre a organização dos eventos do Pré-Carnaval. Nos demais, o valor repassado em 2015 ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) e a previsão de obras em um córrego localizado no bairro Cajuru.