O evento, que teve a abertura na quinta-feira, dia 9, conta com programação diversificada, com a realização de palestras, minicursos e oficinas
Com o tema “Cidadania e Sustentabilidade: o futuro está em nossas mãos”, as Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente realizam a segunda edição do Seminário Metropolitano de Educação Ambiental. O evento, que teve a abertura oficial na noite de quinta-feira, continuou na sexta-feira, dia 10, e contou com uma programação diversificada, com a realização de palestras, minicursos e oficinas.
A ação visa colocar em pauta a educação ambiental, de modo a motivar e preparar as pessoas a repensarem as práticas em relação ao cuidado com o meio ambiente. A iniciativa objetiva, também, contribuir para o fortalecimento da conscientização sobre os problemas ambientais atuais, ao estimular todos a lutarem pela preservação do meio, entendo que a defesa da qualidade ambiental está ligada ao exercício da cidadania.
Durante a abertura do evento, o secretário de Meio Ambiente, Ambrósio Struginski, defendeu que precisamos rever nossas atitudes frente ao tema. “É de suma importância que alunos, professores e comunidade, entendam que a educação ambiental tem que ser trabalhada na escola e fora dela, pois isso faz parte do nosso futuro. Este seminário tem como intuito fazer com que as pessoas formem novas opiniões sobre a sustentabilidade, pois não podemos mais achar que o planeta tem que nos fornecer o que precisamos, isso não é possível. Que possamos ser disseminadores destas ideias”, defendeu o secretário.
Para o procurador de Justiça, coordenador de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, Alberto Velozo Machado, todos nós devemos entender que os recursos naturais são limitados. “De fato temos uma visão nova de um assunto muito antigo e o qual deveria receber mais atenção há tempos. Quero elogiar a escolha desta administração em colocar em pauta a educação ambiental. São essas atitudes, que unem professores, estudantes e sociedade, que podem mudar nosso modo de lidar com a vida a nossa volta”, afirmou.
Para Machado a incorporação da educação ambiental começa quando começamos a entender o significado de um copo biodegradável, por exemplo, distribuído aos participantes. “É isso que precisamos ensinar. Olhar entorno desse nosso meio ambiente, desse mundo que nos abraça. E Pinhais pode contar com a atuação do Ministério Público para as ações como esta de prevenção e educação”, destacou
O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, agradeceu a participação expressiva no seminário e também destacou a importância da temática. “Quero agradecer a presença de todos que aceitaram esse convite, agradeço também aos palestrantes que irão motivar as pessoas para esta tarefa diária de cuidado com o meio ambiente. Parabenizo a vocês que estão aqui, pois já é um bom sinal, uma prova de que se preocupam com este tema. Aqui poderemos trocar ideias e experiências e motivar outras pessoas, porque a responsabilidade pela educação ambiental é de cada um. Nosso objetivo é sempre atuar de forma preventiva, educacional, além de buscar reverter danos que são causados ao meio, ao recuperar as matas ciliares, por exemplo”, enfatizou o prefeito de Pinhais.
Palestra
A primeira palestra do seminário ficou a cargo do professor e consultor de estratégias de Comunicação e Marketing, e autor de vários livros, Mário Jose Buzolim Persona. De forma bem humorada, o palestrante falou sobre o tema “Meio Ambiente: sua atitude faz toda diferença”.
Presença
Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita de Pinhais, Marli Paulino; a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini; as vereadoras Rosa Maria de Jesus Colombo e Márcia Ferreira; o secretário de Urbanismo, Emerson Santana Bento; a promotora de Justiça Melissa Cachoni Rodrigues; o diretor geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- campus Curitiba, Cesar Augusto Romano; e demais convidados.