Secretaria de Habitação de São José dos Pinhais entrega contratos para as famílias do Residencial Santo Ângelo

Secretaria de Habitação de São José dos Pinhais entrega contratos para as famílias do Residencial Santo Ângelo

conj_santo_angelo_edison_renato-34

 

O residencial Santo Ângelo conta com 144 novos apartamentos e foi construído como parte do programa Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Habitação, realizou na terça-feira, dia 15, o ato de assinatura de 87 contratos de propriedade do Residencial Santo Ângelo, na Colônia Rio Grande, para famílias cadastradas no programa habitacional do município.

O residencial Santo Ângelo conta com 144 novos apartamentos e foi construído como parte do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, através de recursos do FGTS.

Na ocasião, foram entregues 87 contratos que já se encontram devidamente registrados em cartório. No total, já foram assinados 124 contratos. Os 20 restantes serão assinados no próximo dia 22 de agosto, segundo informações da Secretaria de Habitação.

O Prefeito Luiz Carlos Setim destacou a conquista da casa própria e reforçou a importância da fiscalização da obra. “Cada um de vocês acreditou no projeto e hoje tem a oportunidade de ver que a obra está saindo. Temos que agradecer os colaboradores, os trabalhadores que estão trabalhando para adiantar a obra. A Secretaria de Habitação e a Prefeitura estão fiscalizando esse compromisso mútuo que foi formado, entre moradores, prefeitura, caixa e a construtora, para que o prazo seja cumprido o quanto antes. Esse é o compromisso da administração, da Secretaria de Habitação”, reforçou Setim.

A secretária municipal de Habitação, Rita Meyer, agradeceu a equipe da Secretaria de Habitação, a Caixa Econômica, a Sanepar e demais secretarias, pelo empenho no andamento do projeto. A secretária lembrou o histórico do empreendimento para os moradores presentes e das dificuldades nos trâmites para o início das obras e os problemas enfrentados pela empresa vencedora com a Caixa Econômica, o que atrasou as obras. “Tivemos que chamar a segunda colocada, foi necessário refazer toda a documentação, os licenciamentos, mas o mais importante é que todos os envolvidos, todas as secretarias, trabalharam para recuperar esse atraso”, disse.

“Procuramos atender as pessoas que tinham os cadastros mais antigos. Os 87 moradores chamados já assinaram seus contratos e já estão registrados. Já foram assinados 124 contratos do total de 144, faltam apenas 20 que estão em fase final de análise na Caixa Econômica Federal, toda a parte documental e a seleção das pessoas já está então sendo finalizadas pela secretaria de habitação”, informou a Secretária.

Inclusão Habitacional

Desde 2013, a Prefeitura desenvolve o programa de inclusão habitacional e já entregou casa própria para mais de mil famílias. Entre os empreendimentos está o Parque Linear do Rio Itaqui – um projeto que envolve ação ambiental, com a criação de um Parque para proteger área de manancial de grande importância para toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), pois influi na captação da água que abastece diversas cidades.

Foram entregues como parte do projeto Itaqui, em 2013 e 2014, os residenciais Nápoles (147 casas), Amazonas (132 unidades), Vila Verde (352 unidades) e Borda do Campo com 183 casas, totalizando 814 moradias. A Secretaria Municipal de Habitação desenvolveu ainda toda a execução do trabalho técnico social com famílias dos residenciais.

Ainda em 2014, foi entregue o projeto São Marcos com a construção dos residenciais Netuno I e Netuno II. Foram mais 112 casas, aonde as famílias reassentadas na região do Bairro São Marcos residiam irregularmente nas margens do Rio Miringuava, Jardins Fabíola e Carmem e margens da BR-376.

Meio ambiente

Ainda como destaque estão os reassentamentos para a criação do Parque Linear do Rio Ressaca – uma proteção da região em torno do Rio Ressaca – e construção do Residencial Rio Pequeno e do Residencial Moradias Pinheiro. Os empreendimentos, localizados no bairro Rio Pequeno, nesta gestão, receberam 128 novas casas. A Prefeitura continua com a ação sócio-ambiental com as famílias do Jardim Cruzeiro, Ouro Fino e Costeira, que pertencem a área atendida, sendo que as demais áreas foram atendidas anteriormente.

A Prefeitura está construindo ainda, com recursos próprios, o Residencial João Paulo II, composto por 59 casas. A seleção dos novos moradores foi feito pelo cadastro habitacional, priorizando famílias numerosas e a execução de trabalho técnico social, com as famílias atendidas. O projeto foi elaborado em duas fases: a primeira já entregou 33 unidades em outubro de 2015 e mais 26 tem previsão de entrega até o final do ano.

Cadastramento

A Secretaria de Habitação atuou ainda na cessão de lotes para famílias em áreas de risco no Jardim Zenith e para os inscritos no cadastro habitacional no moradias Pinheiro e Rio Pequeno. Também modernizou o Cadastro Habitacional, com a identificação de demanda e implantação de um sistema online, para atualização em tempo real. Atualmente o cadastro para futuros atendimentos conta com aproximadamente sete mil famílias.

A Prefeitura também apoia o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação, auxiliando na análise, definições e deliberações das políticas habitacionais e de interesse social da cidade, com inúmeras atividades, entre elas a organização da IV Conferência Municipal de Habitação.

publicidade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Error thrown

Class 'Elementor\Scheme_Color' not found