sexta-feira, 4 de agosto de 2023
Profissionais de saúde de Pinhais participam de capacitação sobre hanseníase

Profissionais de saúde de Pinhais participam de capacitação sobre hanseníase

pinhais02

 

O evento foi promovido no auditório da Secretaria de Educação, localizado no bairro Weissópolis e teve como tema a hanseníase

Na manhã de quarta-feira (28/03), foi realizada uma capacitação com os profissionais que atuam na área da saúde em Pinhais. O evento foi promovido no auditório da Secretaria de Educação, localizado no bairro Weissópolis e teve como tema a hanseníase.

De acordo com a Secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, a iniciativa teve o objetivo de repassar aos profissionais, informações pertinentes ao assunto. “Precisamos estar atentos aos sintomas da hanseníase, que é uma doença infecciosa e contagiosa, mas que tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo município”, ressalta.

Durante o Encontro, foi ministrada palestra pelo médico dermatologista da Coordenação Estadual de Hanseníase, Thiago César Berestinas.

Sobre a doença

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos.

Atenção:

O paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

A doença é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala). O diagnóstico precisa ser feito o quanto antes. O médico analisa lesões na pele com manchas (partes da pele podem não ter sensibilidade) e alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos).

Importante:

Todas as pessoas que convivem ou conviveram com o paciente de hanseníase devem ser examinadas por 5 anos.

A hanseníase tem cura. Quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações. O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola. O tratamento é simples. Em qualquer estágio da doença, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos para ingestão via oral – os medicamentos destroem os bacilos. O tratamento leva de 6 meses a 1 ano. Ao segui-lo cuidadosamente, o paciente recebe alta por cura.

publicidade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Error thrown

Class 'Elementor\Scheme_Color' not found