sexta-feira, 4 de agosto de 2023
Principais causadores do temível mau hálito

Principais causadores do temível mau hálito

Uma boca mal cuidada, inevitavelmente resulta em odor indesejável
Dr. Eduardo Gurkewicz

Muitas pessoas pensam que o temível mau hálito tem relação apenas com problemas estomacais. Sim, o mau hálito pode ser consequência de complicações no estômago. Também pode advir de alguma doença na garganta e, até mesmo, de um câncer. Entretanto, a causa mais comum desse terrível problema vem da boca. Uma boca mal cuidada, inevitavelmente resulta em odor indesejável.

Assim, destaco aqui algumas recomendações que, levadas à sério, ajudam muito a combater esse terrível problema.

Língua com sujeira

O acúmulo de bactérias costuma deixar a superfície da língua com uma cor esbranquiçada, amarelada, cinza ou marrom. Em mais de 70% das vezes, é possível se livrar do mau hálito apenas com o hábito de limpar frequentemente a língua.

O mais adequado é usar um limpador de língua sempre que escovar os dentes. Seu uso deve ser feito de maneira a pressionar o limpador no sentido de trás para a frente em toda a língua. Esta prática vai remover por completo a sujeira existente na região da língua.

Para as pessoas que não possuem, nem têm disposição de comprar, um limpador de língua (adquirido a preço módico nas farmácias), a opção é se utilizar da própria escova, realizando os mesmos movimentos, ao final da escovação.

Doenças na boca

Gengivite, placa bacteriana, cáries e periodontite, entre outras, são as doenças comuns relacionadas ao mau hálito. Isso porque a proliferação de bactérias dentro da boca é enorme. A liberação do odor característico leva ao desenvolvimento do mau hálito.

Caso você suspeite de algum desses problemas em sua boca, procure um dentista, pois apenas ele pode tratar de seu problema. Contudo, nunca deixe de dar a importância necessária à prática diária da escovação dos dentes, da gengiva, do interior das bochechas e da língua. Assim, você poderá conseguir evitar o surgimento de novas cáries ou placas bacterianas.

Deixar de se alimentar

Uma dica muito importante no combate ao mau hálito está diretamente relacionada ao período de alimentação diária. Ficar mais de 5 horas sem comer nada, também provoca mau hálito. Este fato se dá porque as glândulas salivares produzem menos saliva quando demoramos para nos alimentar.

Basta observar que ao acordar, depois de mais de 5 horas sem comer, normalmente sentimos um gosto desagradável na boca. Isso é sintoma de mau hálito. O organismo humano, ao ficar muito tempo sem comer, produzir corpos cetônicos como fonte de energia a partir da degradação das células de gordura, o que provoca mau hálito.

Uso de dentadura

Uma dentadura sem encaixe perfeito, ou muito folgada na boca, aumenta as possibilidades de se adquirir mau hálito. O simples uso da dentadura dificulta manter a boca sempre limpa, o que propicia o acúmulo de sujeito e de restos de comida. E isso é tudo o que as bactérias mais querem para se proliferar na boca.

Para as pessoas que fazem uso de dentadura, a recomendação é escovar os dentes e toda a região interna da boca, além, claro, de deixar a dentadura de molho durante à noite, pois isso elimina as bactérias. Antes de voltar a usar a dentadura, pela manhã, o aconselhado é lavar novamente a boca para manter o hálito puro.

Há muitas outras causas para o mau hálito. E também formas de combatê-lo. O fundamental é se manter consciente da necessidade de consultar um profissional da área odontológica regularmente, pois nem sempre as pessoas que nos cercam (mesmo os cônjuges) se sentem confortáveis para identificar o mau hálito em nossa boca.

Serviço:
OdontoGurka Clínica Odontológica
Responsável Técnico: Dr. Eduardo Gurkewicz – CRO 5420
Endereço: Av. Jacob Macanhan, 323, Sala 2, Pinhais-PR.
e-mail: odontogurka@gmail.com
Telefone fixo: (41) 3056-5626
Celular: (41) 9 9214-5459

publicidade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Error thrown

Class 'Elementor\Scheme_Color' not found