por Vanessa Martins de Souza
Marcinho pede colaboração de todos e afirma que conter o avanço do vírus depende de cada um
O presidente da Casa, vereador Marcinho (PSD), salientou a decisão da Prefeita Marli Paulino (PSD) de acatar o Decreto do Governador Ratinho Júnior (PSD), juntamente com a maioria dos municípios da Região Metropolitana, como uma medida estritamente necessária. “Diante do crescimento exponencial da curva de contágio em nosso município, infelizmente, foi necessário acatar o decreto do Governador. Em um mês, o número de infectados no nosso município mais do que triplicou. Tenho certeza de que não é desejo de ninguém da Prefeitura, nem de nós aqui da Câmara, que o comércio e serviços fiquem fechados ou sofram restrições em suas atividades. Mas, há coisas que precisamos fazer porque são necessárias, mesmo contrariando nossos maiores desejos. E se não houver união dos municípios da Região Metropolitana, será impossível enfrentar a pandemia com resultados eficazes. Os municípios vizinhos são interdependentes entre si e também da capital, havendo a necessidade de ações conjuntas. De nada adianta, fechar tudo em Pinhais se, em Curitiba, por exemplo, o comércio está aberto, levando as pessoas a se deslocarem para a capital quando aqui está fechado. Assim, é preciso que haja uma unidade nas decisões dos municípios próximos”, avalia.
Marcinho disse que a expectativa é a colaboração de todos, pois conter o avanço do vírus depende de cada um. “Quanto mais cedo nos conscientizarmos de que é preciso tomar todos os cuidados, sempre usando máscaras ao sair, evitando sair para atividades não-essenciais, mantendo o isolamento em caso de sintomas suspeitos, mais cedo sairemos dessa. Todos sairão ganhando futuramente se a população, comerciantes, empresários e autoridades públicas se unirem. A Europa, que adotou quarentena em diversos países, já está voltando à normalidade. Podemos seguir o exemplo de países que já passaram pelo problema, adotando as medidas sanitárias e seguindo as determinações dos decretos. Cuidem-se e cuidem de seus familiares, amigos e de toda a comunidade, evitando levar esse vírus adiante”, pede.
Carlinhos do Eliza agradece Secretaria de Obras por asfalto em estacionamento à Rua Crescêncio Batista
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) agradeceu, ao discursar na tribuna, ao Secretário de Obras, Mário Stier e ao Diretor ‘Sapinho’, da Secretaria, pela finalização da obra de asfalto no estacionamento à Ria Crescêncio Batista, na sexta-feira (26/06). “Este foi um pedido meu, o qual agradeço muito, a partir de pedidos de comerciantes e da ex-Diretora Vera, da Escola Municipal Frei Egydio. Fizemos reuniões, juntamente com o Nilson, do Projeto É Comum. O local precisava muito de um estacionamento, a fim de as vans escolares, e os veículos dos pais de alunos poderem parar com segurança perto da escola. Estive lá e ficou muito boa a obra. Trará mais segurança, evitando o alto risco de acidentes que havia. Falta pintar e fazer as calçadas. Parabéns, ex-Diretora Vera, hoje aqui presente, pela iniciativa, por ter dado começo nessa reivindicação”, agradeceu.
Calçadas e antipó
Ainda agradeceu à Secretaria de Obras pelas obras de calçadas nos bairros Jardim Eliza e Atuba. E, também, pelo requerimento atendido para obras de antipó à Rua Ecológica. “Nas ruas Henrique Moreira da Luz e Manoel Pereira da Silva, área da Rua Ecológica, não é permitido fazer asfalto. Então, a Secretaria optou pelo antipó, cujas obras serão iniciadas na próxima semana. Obrigado por mais esse requerimento atendido”, agradeceu.
Binga reitera luta por UTI Neonatal se for reeleito
O Vereador Binga (Cidadania) destacou em seu discurso que não deixará de lutar pela vinda de UTI Neonatal ao município, se for reeleito. “Essa é uma briga minha de tempos, que já teve pedidos meus não aprovados aqui na Casa, no passado. Mas, se for reeleito, continuarei lutando por essa demanda. Quem, em sã consciência, vai dizer que não é necessário UTI Neonatal quando se pode salvar a vida de bebês, evitar o choro de mães? Não farei demagogia dizendo que seria possível logo no ano que vem. 2021 será um ano muito difícil, ainda. A economia está parada, o país descendo ladeira abaixo, tudo se agravando com a pandemia, a arrecadação caindo. Mas, quem sabe, em 2022, possamos voltar a sonhar. A saúde de nosso município tem avançado muito. A UPA 24 horas teve seu movimento desafogado com a inauguração da UPA de Piraquara, município que parabenizo pela conquista, fruto da união do Governador Ratinho com o Prefeito Marquinhos. Aqui, contamos com o Hospital e Maternidade Municipal, com muitos investimentos nos postos de saúde, mas, como toda cidade que sempre avança, temos o direito de sonhar e pedir mais. Uma UTI Neonatal poderá ser mais um avanço que não deve ser visto como um sonho impossível, futuramente”, defendeu.
Prorrogação do auxílio emergencial
O parlamentar também elogiou a sensibilidade do Presidente Jair Bolsonaro ao decidir prolongar a concessão do auxílio emergencial a trabalhadores autônomos. “Fiquei contente em ver essa decisão de sensibilidade da parte do Presidente. Nosso país está de cabeça para baixo, um caos. Votei no Bolsonaro, mas não sou fã dele. Há muitas coisas que não aprovo sem seu governo. Pelo menos, até o momento ele não me provou ser corrupto. Mas essa decisão foi acertada. O trabalhador precisa muito da continuidade desse auxílio, uma vez que nem sabemos quando essa pandemia vai começar a enfraquecer”, elogiou.