por Vanessa Martins de Souza
“Mais uma etapa do cronograma de obras de calçadas sendo concluída”, valoriza Marcinho
O Presidente do Poder Legislativo Municipal, Vereador Marcinho (PDT), ressalta o andamento do cronograma de obras de calçadas no município. Durante a semana, entrou em fase de finalização o calçamento com concreto poroso na Rua Guilherme Weiss, no bairro Estância Pinhais. “São quase 2 km de calçadas, nos dois sentidos da via que liga o Bosque Municipal e Curitiba. A rua também recebe obras no canteiro central para dar mais segurança aos ciclistas. Depois de pavimentar quase 100% da cidade, desde a gestão do Luizão, agora, a prefeita Marli dá prosseguimento ao programa de calçamento da cidade, atendendo a uma demanda dos pinhaienses e que foi incluída no plano de governo. Mais calçadas representa mais conforto e segurança a pedestres e ciclistas, uma cidade mais urbanizada e de melhor infraestrutura”, coloca o Vereador.
Vale destacar, ainda, a tecnologia adotada nessa obra, o calçamento poroso, que não permite o acúmulo de água, contribuindo com a permeabilização do solo e trazendo mais conforto aos passantes, pois não acumula poças d´água. “Calçadas modernas, que previnem alagamentos, além de apresentarem maior durabilidade e custo similar ao convencional são o que há de mais inovador. É muito bom verificar que a gestão está sintonizada às inovações, trazendo a Pinhais novas tecnologias que previnem alagamentos e contribuem para o equilíbrio ambiental”, completa.
Parque Linear do Atuba
O pedetista acrescenta que obra semelhante será feita no Parque Linear do Atuba, no bairro Emiliano Perneta. “Mais um parque que está sendo construído com muita competência pela Prefeitura e que contará ainda com ciclovia, garantindo a segurança de ciclistas e pedestres”, acrescenta.
Vereador Binga afirma que pedirá ao Governador melhorias no trânsito próximo ao Max Atacadista
O Vereador Binga (CIDADANIA) esclareceu na tribuna que foi favorável ao projeto que autorizou a obra do Max Atacadista em razão de sua localização, o que não interfere tanto na concorrência do setor existente no município. “Votei favoravelmente à obra naquele terreno, mas deixei claro que era porque foi feita lá, no Alto Tarumã. Porque está muito inchado o mercado de abastecimento em Pinhais. É inegável que foi ótima a vinda do Max Atacadista, só que, por outro lado, também é devastador ao mercado local já existente. Não há milagres. A economia do país está estagnada, temo que não haverá mercado para todos entre a concorrência. O fato é que o setor de abastecimento de alimentos da cidade está saturado. Suponham se fosse instalado na Avenida Iraí, não daria, seria devastador ao comércio. Mas, esse é o progresso, não há o que fazer. Para o trânsito da região também foi complicado. Se o trânsito não for melhorado lá para o lado do Autódromo será um caos. É preciso mexer na entrada para ir lá pelo lado do Autódromo. Assim que tiver oportunidade, vou pedir ao Governador Ratinho Júnior por essa intervenção no trânsito daquela região”, afirmou.
O vereador acrescentou, ainda, que foi à inauguração do Max Atacadista e também verificou problemas na segurança próxima ao local. “Foi um caos, com furtos. Não há segurança pública o suficiente para todos os locais da cidade. Se tirar de um local para levar para lá, vai faltar policiamento em outro lugar. No Weissópolis, por exemplo, estão roubando fios elétricos quase todas as noites”, acrescentou.