A EJA (Educação de Jovens e Adultos), disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, é a prova de que nunca é tarde para buscar conhecimento.
Esta modalidade de ensino é destinada a pessoas com 15 anos ou mais, que não concluíram o 5º ano (antiga 4ª série), ou que ainda não são alfabetizadas. As inscrições estão abertas e devem ser feitas em uma das seis escolas onde são ministradas as aulas.
Na modalidade de ensino EJA são atendidas pessoas da comunidade que, por inúmeras razões, não frequentaram a escola ou não concluíram os anos iniciais, possibilitando assim, o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Além disso, oferece as condições para adquirir habilidades e conhecimentos necessários ao exercício da cidadania. Nas unidades escolares de Pinhais são atendidos em torno de 200 alunos por ano, que têm acesso aos laboratórios de informática e atividades culturais que complementam as ações pedagógicas.
No ato da matrícula é necessário apresentar os seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento; CPF; Comprovante de residência (de preferência conta de luz); RG e CPF dos Pais ou responsáveis, no caso de alunos menores de 18 anos.
De acordo com a coordenadora da EJA de Pinhais, Solange Penna, o ensino se dá em três etapas. A primeira, com 600 horas de atividades. A segunda e a terceira, com 300 horas cada. “As matrículas são realizadas diretamente na escola, durante o dia e também à noite. O aluno poderá ingressar a qualquer período do ano letivo”, explica.
Território Livre do Analfabetismo
No ano de 2011, Pinhais passou a ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como Território Livre do Analfabetismo. De acordo com a UNESCO, esta classificação ocorre quando 96% de sua população, com mais de 15 anos de idade, sabe ler e escrever.
Serviço
Mais informações nas secretarias das escolas, ou pelo telefone (41) 3912-5406 ou ainda pelo e-mail: educacao.ensino@pinhais.pr.gov.br.