quinta-feira, 27 de julho de 2023
Governador vistoria Hospital de Dermatologia Sanitária em Piraquara

Governador vistoria Hospital de Dermatologia Sanitária em Piraquara

Ratinho Júnior
Ratinho Júnior, acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, conheceu toda a estrutura e os serviços oferecidos na unidade própria do Estado

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, vistoriaram na quarta-feira (25) o Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Fundada em 1926, esta é uma das unidades hospitalares mais antigas do Estado e durante 60 anos foi um hospital voltado para atendimento de pacientes com hanseníase, a chamada lepra.

O governador Ratinho Junior conheceu toda a estrutura e os serviços oferecidos na unidade própria do Estado. “A área do hospital é espetacular, um espaço importante para o atendimento de pacientes que sofrem com problemas dermatológicos”.

A unidade especializada em dermatologia está cerca de 25 quilômetros distante de Curitiba, conta com profissionais para atendimento ambulatorial e internamentos. Entre os casos que o hospital trata estão hanseníase, pênfigo (fogo selvagem), psoríase, eczema, ulcerações de pele entre outras dermatoses. O Hospital de Dermatologia recebe pacientes de mais de 40 municípios.

Para o secretário Beto Preto, o hospital é uma unidade com imenso potencial. “Essa é uma das edificações e estruturas mais bonitas que o Estado tem. A assistência prestada aos pacientes é excelente e o ambiente proporciona um bem-estar para o doente. Queremos parabenizar a equipe que atua no hospital e trabalhar juntos para que em breve seja uma unidade exemplar do Paraná”.

O hospital foi construído como uma pequena cidade em uma área de 42 alqueires. O prédio de 94 anos contou até com cinema para os pacientes e funcionários. Na mesma área existiam uma pequena igreja, minimercado, delegacia, correios, cemitério, campo de futebol, e duas áreas de moradia.

ATENDIMENTOS

Para conseguir acesso as consultas o usuário do Sistema Único da Saúde precisa de um pedido de encaminhamento feito pela Unidade Básica de Saúde do seu bairro. O pedido é registrado na Secretaria Estadual da Saúde e então agendado conforme complexidade dos casos.

HISTÓRICO

No início das atividades, em 1926, o Hospital denominado São Roque era administrado por uma congregação religiosa que atendiam os enfermos, transportados até o local de trem. Toda a manutenção sempre foi de responsabilidade do Estado.

Após 1983, quando foi descoberta a cura e o controle para a hanseníase, foi abolida a prática de isolamento compulsório e o Hospital São Roque perdeu sua condição de Hospital Colônia, passando a ser chamado de Hospital de Dermatologia São Roque. Em 1990 a unidade hospitalar foi renomeada como Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná.

publicidade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Error thrown

Class 'Elementor\Scheme_Color' not found