Gestão ampliou em 36% o número de empresas instaladas no município, enaltece Marcinho

Gestão ampliou em 36% o número de empresas instaladas no município, enaltece Marcinho

Câmara Municipal de Pinhais
Sessão do dia 20/10/2020
Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Marcinho (PSD), afirma que a atração de investimentos para o município é uma política permanente da atual gestão municipal. Na gestão da prefeita Marli Paulino (PSD), Pinhais obteve um crescimento de 36% no número de empresas instaladas. Atualmente, são quase 13 mil empresas instaladas em Pinhais e, desde 2017, esse crescimento foi de 36%.

“Uma prova de que Pinhais é um município muito atrativo para investimentos, devido a sua infraestrutura, sua logística e uma política de incentivos fiscais e de bom atendimento aos investidores que por aqui chegam, sejam de fora ou do próprio município. Pinhais, aliás, está na lista das 100 melhores cidades do país para se investir e, no Paraná, está na nona colocação. No Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, Pinhais foi apontada como uma das cidades mais desenvolvidas da Região Metropolitana de Curitiba. O resultado é uma economia pujante, em constante crescimento, e mais empregos e renda para a população. Além de uma arrecadação expressiva, o que faz com que haja recursos para investir em saúde, educação, assistência social, habitação, cultura, esportes, lazer e infraestrutura. Só é possível fazer tudo o que tem sido feito, manter um canteiro de obras durante os quatro anos de gestão, porque a gestão se preocupe com a economia, com a atração de investimentos e a geração de empregos. Quando a economia de um município vai bem, há mais recursos para o poder público investir em serviços para a comunidade”, afirma o Presidente Marcinho.

Binga fala da alegria em ver concretização de UTI no município se aproximando

Vereador Binga
Vereador Binga

O vereador Binga (Cidadania) discursou na tribuna sobre o privilégio em estar na Casa durante esta sessão e ver anunciada a doação de terreno da prefeitura para construção do Hospital Regional, em parceria com o Governo do Estado.

“Trata-se de uma área de 8.648 metros quadrados, um imóvel que há vinte anos foi doado ao município pelo Humberto Scarpa. Eu estava lá, à época, junto com o vereador Vinícius, que privilégio… Há alguns anos aqui, sempre tenho comentado que tenho sentido falta de uma estrutura maior para o município, uma cidade tão jovem e pela qual se tem feito tanto. Apesar de haver uma turma latindo lá fora, falando mal e esquecendo de tudo o que foi feito por bons administradores que fizeram muito pela cidade. Sempre costumo dizer – tenho gravações de meus discursos nesta Casa – que o meu sonho sempre foi que Pinhais tivesse UTI Neonatal. Lutei por isso, a gente tentou, mas, por conta de alguns fatores, não havia acontecido. Quando falo do saber votar, de votar com inteligência, olhem os acontecimentos. Temos um cara que foi deputado estadual, deputado federal e agora é governador, o Ratinho Jr. Ele sempre esteve com Pinhais e virou parceiro de nosso município. Um parceiro que faz a cachorrada lá fora latir porque meus filhos fazem parte da equipe do governo. Mas, estão lá porque têm competência. E foi longa a caminhada com o governador, sempre sabendo que ele podia fazer mais por nossa cidade, como já fez e tem feito. Ver pessoas criticando o talento e a competência do deputado Luizão, que foi prefeito, vereador, deputado estadual, sempre lutando com unhas e dentes junto com esta Casa, tendo sido vereador com muitos que hoje estão aqui no parlamento, para que virasse uma Câmara, um município. E ainda tem gente que quer tira onda, tira sarrinho, esquecendo-se do que já foi feito e continua sendo feito, esquecendo-se de um trabalho conjunto com a prefeita Marli, que teve a sensibilidade de me ouvir quando fui em seu gabinete sugerindo incluir uma UTI em seus compromissos de campanha. Mas, para falarmos, é preciso credibilidade. Sem usarmos de papagaiagem. É preciso haver decência, sem picaretagem. Mentiras ninguém suporta. E agora vai virar realidade”, comemorou.

O trabalho não pára

O vereador reiterou que apoiou a eleição da Marli Paulino e do governador Ratinho Júnior, entrando de cabeça nas campanhas. “O Ratinho Júnior apoiei antes de tudo e de todos. Me chamaram, até, para ir para o outro lado e disse ‘não’, vou com o Ratinho. Se no dia 15, for reeleito ou não, vou dizer do mesmo jeito que sou um cara muito feliz em ver que a cidade chegou a esse nível de desenvolvimento. Saber que no futuro nossos filhos, netos, bisnetos vão poder contar com um Hospital Regional aqui, com UTI, sempre foi meu maior sonho. Sou feliz por saber que tudo o que a gente aprovou nesta Casa, deu certo. Que seguimos um caminho decente. Um sonho de todos nós. Este é um dos dias mais felizes da minha vida. Choro ao saber de pessoas que morreram por falta de uma vaga de UTI. Ver o trabalho do Luizão, da prefeita, dos vereadores de lá atrás, com a doação do terreno na gestão do Luiz Cassiano, me dá muito orgulho desta Casa, hoje. Agradeço todos os dias a todos que me propiciaram a oportunidade de conquistar e cumprir todos os meus mandatos. Sou um cara muito feliz por estar ajudando a transformar nossa cidade. É uma luta de todos nós. Uma alegria em estar junto neste time que vence, mas, vence porque tem competência”, emocionou-se.

Vereador Carlinhos do Eliza parabeniza secretária de Saúde por disponibilização de 6.700 testes rápidos de Covid-19 à população

Vereador Carlinhos
Vereador Carlinhos

O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) parabenizou a secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, pela disponibilização de 6.700 testes rápidos de Covid-19 à população, desde o último dia 3.

“Meus parabéns à secretária Adriane pela ação deste mês, iniciada no dia 3, em praças do município, como a Praça Sofia, no Jardim Cláudia e outras. A secretária conseguiu, em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, 3.700 testes rápidos de Covid-19 para a nossa população. Os servidores da saúde ficaram disponíveis em plantão o dia todo nos locais programados para a realização desta atividade, direcionada ao setor comercial e a quem quisesse fazer o teste, especialmente, a quem não estivesse com sintomas. Na sequência os testes foram disponibilizados nas Unidades de Saúde da Família para população. Felizmente, mais de 90% dos resultados deram negativo. A prevenção é uma etapa muito importante. Ainda, outra aquisição foi feita para trazer mais 10 mil testes para Pinhais. Costuma-se pensar que, nessa fase em que o frio já foi embora, que estamos livres do perigo da Covid-19, porém o vírus continua circulando, ainda há riscos e a prevenção é o melhor a fazer, uma vez que ainda não temos nenhuma vacina disponível. Vamos nos cuidar, adotando as medidas sanitárias como, o uso de máscaras e do álcool gel, evitando aglomerações, enquanto mantemos a esperança da vinda das vacinas”, alertou.

Airton Silva destaca doação de terreno da Prefeitura para construção de Hospital Regional em parceria com o Governo do Estado

Vereador Airton
Vereador Airton

O vereador Airton Silva (PSC) anunciou na tribuna a publicação no Diário Oficial do Município da doação de terreno da prefeitura para a construção do Hospital Regional em parceria com o Governo do Estado.

“Desde a década de 90, é uma reivindicação da comunidade a presença de um hospital em nosso município. Tivemos a abertura inicialmente de um hospital municipal que, logo depois, foi fechado e, mais tarde, reaberto, em 2010, após reforma, na gestão do então prefeito Luizão. Agora, temos a liberação de uma área, um terreno da prefeitura, para construção de um Hospital Regional, em parceria com o Governo do Estado e com recursos federais a partir de emenda do deputado Luizão Goulart. Muitos questionam: por que não anunciamos antes? Temos de ter responsabilidade com o que anunciamos. Antes, não tínhamos condições de construir e manter um hospital desse nível, não havia estrutura. Não poderíamos anunciar, construir e abrir o hospital e, depois, não termos como mantê-lo, tendo de fechá-lo por falta de recursos. A saúde de baixa complexidade, a atenção primária em saúde, é de responsabilidade do município. Temos as unidades de saúde, mais a UPA 24 horas e o Hospital Municipal para manter. Somente os custos de manutenção do Hospital e da UPA são de R$ 3 milhões mensais. Um Hospital Regional demanda cerca de R$ 30 milhões mensais. A prefeitura, sozinha, não tem condições de manter um Hospital Regional. Mas, com essa parceria com o Governo do Estado e a as emendas federais, isto se torna possível. Temos certeza, agora, que conseguiremos mantê-lo. E será um hospital que vai atender a pacientes de fora do município, também. Pois, da forma como o SUS é integrado, é assim que funciona. O Hospital Angelina Caron está em Campina Grande do Sul, mas, não é de Campina, é de todos, atendendo a muitas pessoas de outras localidades. O mesmo acontece com o Hospital do Rocio em Campo Largo”, destacou.

Medicina de média e alta complexidade

O vereador acrescentou que a medicina de média e alta complexidade é de responsabilidade do estado. “É o estado que coordena todas as vagas nos hospitais. No enfrentamento à Covid-19, por exemplo, os pacientes que precisavam e ainda estão precisando ser internados são encaminhados a Central de Leitos do estado. No auge da pandemia, havia entre 20, 24 até 27 pacientes de Pinhais com Covid-19, ao mesmo tempo, nos hospitais. Vale ressaltar que as verbas que vieram para Pinhais para a pandemia foram muito bem aplicadas. Pinhais está entre os quatro municípios do estado em que 100% do dinheiro recebido foi aplicado corretamente para a Covid-19. As contas municipais também foram aprovadas no ano de 2019. Há uma boa gestão de recursos. Um bom trabalho sendo feito pela prefeitura e que conta com o respaldo dos vereadores. Esta Casa tem fiscalizado e aprovado todas as ações e projetos do Executivo”, enfatizou.

Terreno amplo e bem localizado

Airton salientou que o terreno cedido pela prefeitura para a obra do Hospital Regional é de aproximadamente 10 mil metros quadrados, bem amplo e bem localizado. “Este imóvel, junto com outro próximo ao Corpo de Bombeiros, era para ter sido leiloado em 2013, quando votamos a venda para obtenção de recursos para a construção de uma sede própria da prefeitura. Mas, Deus sabe de tudo e na época não deu certo o leilão, por conta da recessão econômica. Então, agora, é possível a doação para construção de um hospital. Conforme sempre digo: esta Casa nunca segura projetos. Na semana que vem, o projeto da doação do terreno chegará à Comissão de Justiça e Redação. Logo, vamos começar a análise e encaminhá-lo para votação em plenário para que os trâmites burocráticos sejam agilizados e, no ano que vem, a obra possa ser iniciada”, adiantou.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Error thrown

Class 'Elementor\Scheme_Color' not found