por Luiz Augusto Juk
A empresária Cristiane Bernardes, ao comentar um futuro quadro político levando em conta as próximas eleições municipais, defendeu uma maior representatividade das mulheres na política. Para ela, estamos muito longe daquilo do que o seria ideal, e a hora para mudar esse cenário é agora.
Empreendedora e nascida em Pinhais, Cristiane Bernardes é pré-candidata a vereadora na cidade e salienta que mesmo ainda de forma pequena, a presença cada vez maior de candidatas é algo fundamental para o fortalecimento da democracia. “A representatividade feminina é imprescindível quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto no qual, como se sabe, ainda há muito preconceito, exclusão e violência contra elas. E até porque 51% dos eleitores são mulheres”, destaca.
Para Cristiane, o panorama das próximas eleições, seja municipal, estadual e federal será bem diferente. Enquanto os governos ainda não se entendem sobre a melhor forma de conduzir o combate à disseminação do novo coronavírus, existem muitos movimentos que estão pensando na pós-pandemia. “A ideia desses movimentos é de que precisamos preparar o país para quando a Covid-19 não for mais ameaça e as autoridades tenham concordado que o Brasil precisa oferecer condições para receber investimentos que o ajudem a superar a crise econômica e adotem medidas de apoio à classe produtora, principalmente aos micro e pequenos empresários. Daí que a política tem que ter uma nova visão. E podemos começar pelas eleições municipais”, enfatiza.
Cristiane Bernardes, na condição de pré-candidata à uma vaga na Câmara Municipal de Pinhais, vem fazendo levantamentos junto à comunidade (associações de bairros, ONGs, entidades sociais legalmente constituídas, entidades de classe, para colher subsídios que farão parte de suas propostas de campanhas). Entre eles estão temas como apoio ao empreendedorismo familiar, tendo em vista, de acordo com Cristiane, que muitos empreendimentos cresceram por meio do espírito visionário e empreendedor do seu fundador.
Outra ideia motivadora da pré-candidata diz respeito a um incentivo ao ensino do empreendedorismo infantil nas escolas. “Se cuidarmos da nossa base, que são às crianças, teremos futuros adultos de alto nível intelectual, com visão empreendedora”, afirma.
MULHERES NA POLÍTICA
De acordo com pesquisas e estudos realizados por organizamos altamente qualificado, como o DataSenado, a ONU Mulheres, e o IBGE, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado. “Segundo algumas pesquisas realizadas, muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que repercute, ainda hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no governo”, salienta Cristiane Bernardes.
Para a empresária, a presença de mulheres na política proporcionará um maior diálogo e um pensamento mais abrangente em torno de questões que estejam relacionadas aos temas femininos. Isso quer dizer que, como são as mulheres que sentem na pele determinados preconceitos ou dificuldades, são elas que deveriam participar na medidas políticas que visem contribuir para a melhoria desses cenários. “Para isso, é necessário que os políticos, os partidos e o Estado se comprometam com uma agenda mais igualitária e que a sociedade civil consiga estimular e exigir uma mudança nesse cenário”, conclui.