Entre as obras que terão início está o novo Cmei Rosi Galvão, a resposta para uma reivindicação antiga da comunidade
A educação é uma das áreas prioritárias da Prefeitura de Pinhais. Além de investir em ampliações e reformas, a Secretaria Municipal de Educação da cidade está colocando em prática um amplo projeto para construção de novas unidades de ensino.
Entre as obras, que terão início ainda este ano, está o novo Cmei Rosi Galvão, a resposta para uma reivindicação antiga da comunidade da região do Jardim Karla, com valor aproximado de quatro milhões de reais. Recentemente, a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria e a equipe da Semed, visitaram as obras.
O novo CMEI Rosi Galvão será construído na continuação da Rua Azaléia, entre a Rua Ipê e Avenida das Flores. A obra tem duração prevista para dois anos. O edifício contará com uma estrutura de dois pavimentos, com 10 salas de aula, banheiros privativos nas salas de aula dos maternais e berçários, banheiros acessíveis para demais alunos e para servidores, sala de recursos multifuncionais, lactário, espaços lúdicos, cozinha e demais dependências afins. O espaço também contará com almoxarifados, depósitos, vestiários com banheiros para funcionários, refeitório, área administrativa e áreas para parquinho.
Neste ano, também terá início a obra de construção de uma nova estrutura para o CMEI Vinicius de Moraes, localizado no bairro Weissópolis, com a duração prevista para dois anos. O atual prédio será demolido para receber a nova construção, e o atendimento dos alunos será realizado em outro espaço reformado, até que as obras do novo edifício sejam finalizadas.
Atualmente, este CMEI atende 117 alunos em sete salas de aula. O novo edifício contará com uma estrutura de dois pavimentos, com 14 salas de aula, banheiros privativos, sala de recursos multifuncionais, sala multiuso, lactário, espaços lúdicos, cozinha e demais dependências.
O espaço inclui ainda almoxarifados, depósitos, vestiários com banheiro para funcionários, refeitório, pátio coberto, área administrativa e parquinho. O valor aproximado previsto para esta obra é de R$ 4.600.000,00.
Para 2020, ainda está previsto o início das obras do novo CMEI Monteiro Lobato, localizado no bairro Emiliano Perneta. O edifício contará com uma estrutura de dois pavimentos, com 10 salas de aula, banheiros privativos nas salas de aula dos maternais e berçários, e para demais alunos e servidores, ambos com acessibilidade. Além disso, terá sala de recursos multifuncionais, lactário, espaços lúdicos, cozinha e demais dependências afins, almoxarifados, depósitos, vestiários com banheiros para funcionários, refeitório, área administrativa e áreas para parquinho. A previsão de conclusão da obra é de dois anos. Esta obra, assim como no Cmei Rosi Galvão, será efetivada por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com projeto próprio, e verba de emenda parlamentar do deputado federal, Luizão Goulart.
Escola Municipal Maria Cappellari
Em outubro de 2019, a Escola Municipal Maria Cappellari, localizada no bairro Maria Antonieta, foi atingida por um incêndio. Essa triste tragédia causou uma enorme comoção entre a comunidade, servidores municipais da Secretaria Municipal de Educação, professores, pais e alunos da escola. “No meio de tanta tristeza e dificuldade, toda estrutura da escola foi acolhida pela Escola Municipal Antônio Andrade, no Complexo CAIC. Tudo foi remanejado e adequado para que os alunos não tivessem nenhuma perda educacional. Hoje, apesar das dificuldades que a pandemia causada pela Covid-19 trouxe, as duas escolas dividem o espaço e mantém as suas atividades em andamento”, explica Yoná Lemos Ruthes, arquiteta e diretora do Departamento de Infraestrutura Escolar.
O atual edifício escolar será demolido e a quadra coberta será desmontada, reformada e adaptada para ser instalada na Escola Municipal Antônio Andrade, no Complexo Escolar do CAIC. “A nova escola Maria Cappellari será edificada no mesmo local da atual unidade, na Rua Augusto Trevisan, pois o atendimento à comunidade é prioridade da Secretaria Municipal de Educação”, ressalta Yoná.
O novo edifício contará com uma estrutura de quatro pavimentos, com 18 salas de aula, banheiros acessíveis em todos os andares, sala de recursos multifuncionais, laboratório de informática e de química, biblioteca e pátio coberto com espaços lúdicos para brincadeiras e aprendizado, cozinha e demais dependências afins, almoxarifados, depósitos, vestiários com banheiros para funcionários, refeitório, área administrativa, sala de professores, quadra esportiva e áreas para parquinho e horta.
“Em uma iniciativa inédita para um edifício escolar público municipal, o projeto está sendo desenvolvido com o conceito de sustentabilidade, buscando a evolução da consciência ecológica dos alunos e os benefícios pedagógicos dessa iniciativa. Neste edifício, também utilizaremos alguns materiais da demolição da antiga escola fazendo um ‘retrofit adaptado’, buscando guardar a memória afetiva da antiga escola para as novas gerações”, completa a arquiteta.
O projeto busca, com este conceito, a eficiência energética e dos recursos hídricos. O projeto contará com a geração de energia solar, para o aquecimento de água, e a energia fotovoltaica, para geração de eletricidade, buscando um sistema elétrico autossuficiente. E ainda fará o reaproveitamento de água da chuva para fins não potáveis, como vasos sanitários, irrigação de hortas e jardins, bem como a lavagem de pisos e calçadas.
Escola Municipal Poty Lazzarotto
A nova Escola Municipal Poty Lazzarotto será construída na Avenida Jacob Macanhan, situada à 600 metros da atual unidade. Esse novo prédio ampliará o número de salas e o atendimento, tendo em vista que a melhoria das unidades escolares e o atendimento à comunidade é prioridade para Secretaria Municipal de Educação.
O novo edifício contará com uma estrutura de três pavimentos, com 16 salas de aula, banheiros em cada um dos andares para alunos, bem como banheiros acessíveis, sala de recursos multifuncionais, laboratório de informática e de química, biblioteca e pátio coberto com espaços lúdicos para brincadeiras e aprendizado. O espaço também contará com cozinha e demais dependências afins, almoxarifados, depósitos, vestiários com banheiros para funcionários, refeitório, área administrativa, sala de professores, quadra esportiva e áreas para parquinho e horta.
Com a mesma iniciativa já projetada para um edifício escolar público municipal, na Escola Municipal Maria Cappellari, o projeto está sendo desenvolvido com o conceito de sustentabilidade, buscando a evolução da consciência ecológica dos alunos e os benefícios pedagógicos dessa iniciativa.
“Em Pinhais, a educação é prioridade. Sabemos que para ter um ensino de qualidade, além de bons professores é preciso oferecer uma boa infraestrutura. Por isso, a equipe da Secretaria de Educação está sempre atenta às melhorias que são necessárias nas unidades de ensino. Temos nos esforçado para atender bem a nossa comunidade, oferecendo espaços cada vez melhores. As novas unidades reforçam a nossa preocupação com essa área e, principalmente, com os alunos e profissionais”, ressalta a prefeita de Pinhais, Marli Paulino.