Terra de oportunidades, Fazenda Rio Grande encerra o ano com mais 15 empresas previstas para se instalarem na cidade em 2021. De 2019 para cá, somando as empresas que ainda estão em fase de instalação com as já instaladas no último ano, foram mais de 2,4 mil empregos gerados.
De marcas conhecidas que inauguraram sua loja no último ano, destacam-se a Havan, Muffato Max, Jacomar, Balaroti e Ama Benne. Resiplastic, Agustinho Logística, Atsun, Super Suco, Fisher Sul, Bras Onda e Bio4 também representam um grande número de contratações no município.
Na previsão de novas instalações e novos empregos a serem gerados ainda estão: Trieng, Zfex, a segunda loja do Jacomar, Trend, Evolution Paper, Geopac, Startup BioGrupo, Aldd Tec, Pipoteca, Macpel, Universo Bolsas, Rolt do Brasil, Mini Preço e ainda a Aramebraz que, sozinha, tem previsão de 500 contratações.
Resultado de um intenso trabalho da prefeitura municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a atração de novas empresas ocorreu não só em decorrência da localização estratégica do município, mas também de todo um processo de desburocratização, programas de incentivo às empresas e o fortalecimento da infraestrutura.
À frente da prefeitura desde 2013, o prefeito Marcio Wozniack tem fomentado a atração de empresas para Fazenda Rio Grande. A exemplo disso, nesse ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico passou a contar com uma sala própria, com toda a estrutura necessária para receber empresários e apresentar a cidade e programas de incentivo, bem como uma equipe para prestar toda essa assessoria.
“A empresa vem, consegue falar com a prefeitura, com a Sanepar, com a Copel, secretarias competentes, Vigilância Sanitária, Agência Paraná Desenvolvimento, enfim, todos esses órgãos de controle. Nós criamos o Departamento de Desburocratização justamente para promover esse acesso facilitado”, explica o secretário Rejomar Andrade.
O site da prefeitura também passou a contar com uma página onde estão compiladas todas as informações sobre o município, de forma fácil e prática para empresários interessados, incluindo a Lei Ordinária 158/98 de incentivos, Estudo de Viabilidade Econômico Financeira, briefing do município, o PMAI – Programa Municipal para Atração de Investimentos e outras informações.