terça-feira, 12 de setembro de 2023
Câmara Municipal de Pinhais – 19/05/2015

Câmara Municipal de Pinhais – 19/05/2015

Binga elogia conduta de secretários durante reunião com professores

vereador binga

 

O Vereador Binga (PPS) iniciou seu discurso na tribuna justificando sua saída antecipada da reunião com os professores da rede municipal, realizada na Câmara, na segunda-feira (18/05). “Infelizmente, nãoo pude ficar até o final. Mas, foi uma reunião legítima e muito importante. Os professores são brilhantes, íntegros. Parabenizo a Secretária de Educação, Andréa Francischini, por sua conduta na reunião, em nenhum momento mentiu, prestando-se a esclarecer toda a situação. Os números são claros. Há dificuldades no orçamento da Prefeitura em razão do momento econômico do país. As reivindicações são justas, assim, será feito o possível”, avaliou.

Refip

Binga também parabenizou ao Prefeito Luizão pelo atendimento do projeto de indicação de implantação do Refip, de sua autoria e assinado com todos os vereadores da Casa. “Parabéns, Prefeito. Quando faço um requerimento, vou lá na Prefeitura, mesmo que haja divergências. O Refip visa o pagamento de R$ 100 milhões de uma dívida flutuante. A Prefeitura aceitou minha ideia. Os secretários de Finanças e de Governo, Francisco Xavier e o Lukala, mostraram com clareza e responsabilidade a situação financeira do Poder Executivo”, colocou.

Falecimento de ex-Secretário de Saúde,Roberto Padilha

O falecimento recente do ex-Secretário de Saúde de Pinhais, Roberto Padilha, foi destacado pelo vereador. Binga referiu-se ao ex-secretário como um ser humano que deixou uma marca positiva no município. “Não fizemos Moção de Pesar pelo falecimento do Roberto Padilha. Mas, fica a lembrança aqui de seu legado positivo para Pinhais. Como Secretário de Saúde, com todo respeito a todos os demais que passaram pela secretaria desde 2000, ele foi o melhor que esta cidade já teve”, homenageou.

Título de Cidadão Honorário

Nas explicações pessoais, Binga congratulou ao policial civil da Delegacia de Pinhais, Osmair José Pereira da Silva. A Câmara aprovou, por unanimidade, nesta terça, o projeto prevendo entrega de Título de Cidadão Honorário de Pinhais ao policial, por sua atuação durante rebelião de presos na Delegacia do município, em 2014. “Meus parabéns ao policial Osmair, que hoje está aqui presente. O Osmair é um policial exemplar, trabalhou com o Delegado Fábio Amaro, que deixa saudades no município, sem querer desmerecer os demais delegados que a cidade já teve”, enalteceu.

 

Tavinho elogia aprovação do Refip e parabeniza policial por Título de Cidadão Honorário

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) congratulou o policial civil Osmair José Pereira da Silva pelo Título de Cidadão Honorário que deverá receber da Casa, mediante projeto de lei aprovado por unanimidade nesta sessão. “Parabéns, Osmair, pela merecida homenagem”, parabenizou.

O aprovação do Refip, por parte da Prefeitura, para refinanciamento de dívidas dos cidadãos junto ao poder público municipal, foi valorizada pelo petista. “Obtivemos um retorno. A Prefeitura ouviu os vereadores. O Refip possibilitará o pagamento das dívidas sem juros, sem as custas judiciais, também, acredito. O cidadão poderá receber até 90% de desconto em sua renegociação. Um projeto muito bom e muito bem-vindo”, valorizou.

Reforma política

O petista comentou sobre a reforma política, que tramita no Congresso Nacional. “Não se chegou a um consenso, ainda. Discute-se se teremos seis anos de mandato, com eleições a cada três anos. Não teremos mais coligações nas eleições proporcionais, é certo. Mas, muita água ainda vai rolar até a aprovação dessa reforma. Nada está definido, ainda. Mas, acredito que vai sobrar para os vereadores. Porque os deputados, claro, irão defender seus próprios interesses”, pontuou.

 

“Apoiei a reeleição do Beto, mas não para ele bater em professores”, diz Leonildo Sandri

vereador leonildo

O Vereador Leonildo Sandri (PRB) revelou, em seu discurso na tribuna, que tem sido alvo, nas redes sociais, de concorrentes políticos, através de um perfil ‘fake’ criado em seu nome para difamá-lo. “Criaram no Facebook um perfil ‘fake’, em meu nome, expondo-me ao lado do Beto Richa. Dizem que apoiei a reeleição do Governador, subi no palanque dele junto com o Ratinho Jr. Enfim, nunca neguei que apoiei a reeleição do Beto. Assim como o apoiaram os vereadores Binga, Silvio Star, Passarinho. Porém, nunca pedi votos para os munícipes com o intuito de dar permissão ao Governador para que ele mandasse bater nos professores. Um dos motivos que apoiei o Beto foi para que ele trouxesse obras para o município, a exemplo da duplicação da Rodovia Leopoldo Jacomel. Não concordo com o que ele vem fazendo com os professores. Falei para o Marcelo Richa, filho do Governador: seu pai está mal assessorado. Dá pena e dá dó ver essa situação do governo. Quem paga com isso é o Paraná, que vem sendo difamado no país. Estive no Rio Grande do Sul, à época da pancadaria no Centro Cívico, e tudo o que ouvi era a indignação das pessoas com o nosso governador”, contou.

Sandri acrescentou que é impossível, ao apoiar um candidato, a previsão de todas as suas ações futuras. “O Luizão também já saiu na foto ao lado do André Vagas. Não temos bola de cristal para saber tudo que estão fazendo ou farão. Nunca se sabe no que vai dar a carreira de determinados políticos. Quem é bandido, quem é honesto. Quem vai fazer besteira, quem não vai. Se eu soubesse que o Beto iria fazer uma dessa com os professores, não o teria o apoiado”, comparou.

Investigação

O parlamentar complementou que já denunciou o caso à polícia, a fim de que promova uma investigação sobre a autoria do falso perfil em seu nome. “Tomara que esse perfil fake venha dessa Casa. Já está na polícia o caso. Ninguém chuta cachorro morto. Ia ficar quieto, mas estão me cutucando. A Vereadora Márcia lançou candidato a prefeito, outros nomes estão aparecendo como pré-candidatos. Recentemente, fizeram uma pesquisa no município em que meu nome foi citado entre os pré-candidatos. E estive muito bem colocado nessa pesquisa. Esse perfil fake, na verdade, terminará como um excelente cabo eleitoral para mim”, concluiu.

 

Segundo Márcia Ferreira, o atual texto da Reforma Política não contempla uma maior participação das mulheres

vereadora marcia

A vereadora Márcia Ferreira (PMDB) iniciou seu discurso falando sobre o texto da Reforma Politica. “Tivemos uma notícia triste, hoje, com o conteúdo do texto da Reforma Política apresentado pelo relator deputado Marcelo Castro. Sempre defendi mais espaço para as mulheres na política, não apenas, com cotas, mas nas cadeiras. Pelo menos, 50% das cotas nos partidos e, depois, começando com 30% até equiparar com 50% das cadeiras. Nós mulheres representamos 52% do eleitorado, mas ocupamos 10% das vagas na Câmara e 16% no Senado. A comissão emitiu um relatório retirando 30% das cadeiras para as mulheres. Nós, mulheres, terminaremos só por fazer parte da construção dos partidos. Foi apresentado no Congresso o distritão, que exclui a ampliação da participação das mulheres na política. Iremos à Brasília na semana que vem para debater o texto da reforma política e reivindicar uma maior participação das mulheres. Se esse projeto passar, como o relator apresentou, nossa participação na política será reduzida”, lamentou.

A Vereadora lembrou que só o Haiti e Belize tem uma menor representação feminina na política em relação ao Brasil. Na América Latina, o Brasil encontra-se em décimo lugar, atrás de países como Argentina, México. “Temos de repudiar essa proposta. Conversar com deputados federais para não aprovarem o distritão e incluírem a cota de 30% das cadeiras para as mulheres. O distritão representa uma exclusão que atingirá diversas minorias, como negros, indígenas”, alertou.

Seminário sobre reforma política na Câmara Municipal

A Vereadora agradeceu, em seu discurso na tribuna, ao Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT) pelo apoio do seminário sobre reforma política, na terça-feira passada. “Obrigada, Gilberto, por disponibilizar a Casa para esse debate. O seminário sobre reforma política, realizado pela Fundação Ulysses Guimarães, da qual eu sou Vice-presidente. O evento contou com a presença do Presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Paraná, Deputado Requião Filho e com uma excelente palestra ministrada pelo historiador Marcio Carvalho, que abordou um conteúdo muito esclarecedor a respeito da Reforma Política. Agradeço aos vereadores Airton, Ari Valdyr, Passarinho, Tavinho, Binga, Lenildo, Zezinho e aos munícipes que estiveram presentes, pela participação nos debates” agradeceu.

Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Márcia Ferreira lembrou o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. Lembrou ainda do projeto de sua autoria, em parceria com o vereador Binga, de combate à exploração e abuso sexual de menores. “Nosso projeto torna obrigatório às casas de shows e assemelhados, bem como hotéis, motéis, pensões ou estabelecimentos congêneres, a afixar em locais visíveis cartazes divulgando canais para denúncias de abuso, violência ou exploração sexual de crianças e adolescentes, enfatizando o Disque 100 e o Conselho Tutelar.

Márcia falou sobre o número das denúncias de abuso e exploração sexual infantil e comentou a participação dos adolescentes na Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. “No Paraná, aumentaram em 30% as denúncias de abuso sexual. Em Pinhais, não é diferente. Os índices são altos. Precisamos desenvolver políticas públicas que busquem a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, como foi a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, da qual participei, hoje, foi histórica. Os protagonistas da conferência foram os adolescentes. Eles foram muito participativos e representam o nosso presente. Apresentaram propostas para o município”, revelou.

Campanha do Agasalho de Pinhais – 2015

Marcia comentou sua participação no lançamento da Campanha do Agasalho de Pinhais – 2015. “Com o tema “Compartilhe Amor e a Solidariedade. Doe Agasalhos e Cobertores”, a campanha vai até o final do mês de julho. Vamos doar agasalhos e cobertores nos postos de arrecadação e com nosso amor e nossa solidariedade aquecer o inverno daqueles que necessitam”, finalizou.

Dia do Pedagogo

“Parabéns aos nossos pedagogos e pedagogas, que com muito amor de dedicação constroem a cada dia novas histórias e formam novos cidadãos”.

 

Airton elogia projetos do REFIP 2015 e de isenção de IPTU promovidos pela Prefeitura de Pinhais

vereador airton

O Vereador Airton Ferreira (PSC) elogiou o Poder Executivo Municipal por conceder atenção a demandas do município como um todo, também a reivindicação das indicações e requerimentos dos vereadores. Ele citou o exemplo da isenção de IPTU para os templos religiosos de qualquer natureza que são locados. “O Código Tributário Nacional prevê a isenção para templos próprios, mas, não, para os templos locados, essa iniciativa tem que partir do Executivo Municipal. Logo que assumi o mandato, fiz um projeto de lei prevendo essa isenção, mas, foi barrado pela procuradoria desta casa legislativa por erro de iniciativa. Todo projeto que onere o poder executivo, não pode partir do legislativo. Apresentei novamente um projeto de Indicação para o poder executivo e nosso pedido está sendo atendido. O Executivo fez as devidas correções e um estudo do impacto financeiro. Hoje, está sendo viabilizado este projeto de lei pela Prefeitura”, pontuou.

Refip 2015

A Prefeitura informou que implementará o REFIP, para renegociação de dívidas dos munícipes e empresa com o Município de Pinhais, continuou o Vereador. “Foi um projeto de indicação de minha autoria e também assinamos um requerimento junto ao executivo com mais quatro vereadores desta Casa Legislativa, reforçando o pedido do REFIP. Havia uma cobrança grande dos munícipes e empresa para que pudessem regularizar seus débitos com um valor menor. Na próxima sessão, votaremos, em primeira discussão, esse projeto, que deverá ajudar muito as pessoas e empresas de nosso município. A Prefeitura tem cerca de 100 milhões de créditos flutuantes a receber. Quem pagar à vista terá 100% de desconto nos juros e multas, na sua dívida. Mesmo com o parcelamento em 24 vezes ainda terá 55% de desconto. A implantação deverá começar em meados de junho, indo até 31 de agosto. Precisamos fazer o máximo de divulgação aos munícipes e empresas que têm dívidas com o Município, pelas redes sociais, por carta, jornais e outdoor”, informou.

O Vereador declarou que é uma honra assinar e votar projetos que beneficiem a população. “Todos assinamos e votaremos junto em favor desses projetos. Importante frisar que se a dívida do munícipe ou da empresa já estiver no Fórum, é importante que façam a retirada, para depois buscarem a renegociação da dívida”, acrescentou.

Delegacia Cidadã

Nas explicações pessoais, Airton falou do Título de Cidadão Honorário de Pinhais que está sendo dado ao ex-superintendente da Delegacia de Pinhais Osmair José Pereira da Silva, projeto de lei aprovado na Casa, e nesta sessão. “Como advogado, acompanhei de perto o caso do Osmair e do Investigador Urubatan, que foram baleados na rebelião que ocorreu no ano de 2013, na delegacia de Pinhais, por causa de superlotação, que na época estava com 108 presos. Os dois servidores foram baleados em serviço e tem sequelas até hoje em virtude dos disparos que receberam. Tenho esperança que ainda tenhamos uma Delegacia Cidadã em nosso município, projeto do Governo do Estado. A Prefeitura já doou o terreno. Sempre falo que temos que trabalhar mais a educação de nossos jovens, mudar a legislação do estagiário, porque hoje a lei diz que estagiário é de 14 anos a 24 anos. Reflita: que empresa que vai pegar um aprendiz de 14 anos se a lei permite que ele pegue um com 18 anos? Quando dermos oportunidade de emprego e estudo aos nossos jovens, tenho certeza que a criminalidade irá diminuir”, finalizou.

 

Presidente da Casa salienta apoio da Câmara às reivindicações dos professores do município

vereadora gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), salientou na tribuna o empenho da Câmara de Pinhais em apoiar as reivindicações dos professores da rede municipal de ensino. “O movimento dos professores, que ganhou corpo há quinze dias, com a presença de um grupo de manifestantes aqui nesta Casa, durante as sessões, tem recebido nosso apoio, dentro de nossas possibilidades. Já realizamos duas reuniões com o grupo. A última, foi nesta segunda-feira. Tivemos, ontem, uma ampla reunião, com a presença do Secretário de Finanças do município, do Secretário de Governo e de servidores do DGEP, além de alguns vereadores e de um grupo de professores. Foi uma reunião de extrema importância. Os vereadores perceberam que houve muitos esclarecimentos a respeito das finanças do município, do Plano de Cargos e Carreira dos professores, que é a principal reivindicação da categoria. Fizemos nosso papel em receber essa categoria, oferecer apoio. Vamos receber, sim, todas as categorias que se manifestarem de forma tranquila. Esse é o nosso papel”, disse.

Câmara-Mirim debate redução da maioridade penal

A sessão da Câmara-Mirim, realizada na manhã da terça-feira (19/05) também foi comentada pelo Presidente da Câmara. “A cada quinze dias, realizamos um encontro com a Câmara-Mirim. Pedimos aos colégios, o Literal, o Destaque e o Suíço, que trouxessem seus alunos. Realizamos um debate muito produtivo sobre a redução da maioridade penal. Trouxemos um palestrante que é a favor e outro que é contra. O que mais nos deixou felizes foram os discursos dos vereadores-mirins. Quisemos que eles trouxessem seus pontos de vista. Foi emocionante ouvir os discursos dos estudantes. Ninguém queria a redução da maioridade penal. Abrimos para os alunos fazerem perguntas, darem opiniões. Foi uma discussão muito importante. A Secretária de Educação esteve presente. A ideia desses encontros é debater temas atuais. Também fizemos um seminário de reforma política, aqui na Casa, na semana passada. E temos o objetivo de realizar um seminário, ou um simpósio, sobre a redução da maioridade penal, para debatermos entre os munícipes, em geral”, revelou.

Limite prudencial da folha de pagamento

Nas explicações pessoais, Gilberto abordou o projeto de lei aprovado na Casa, nesta sessão, prevendo a criação de cargos na Prefeitura, a exemplo da contratação de mais um Médico Veterinário. “São apenas dois ou três cargos a mais, a serem criados. São para atendimento de demandas urgentes, a exemplo do Médico Veterinário. Constatamos, ontem, na reunião com os professores, que a Prefeitura tem um limite de gastos com a folha de pagamento, a fim de não descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. E já está no limite prudencial. O Plano de Cargos e Carreira dos professores, com as mudanças reivindicadas, impacta a folha de pagamento. Isso foi esclarecido pela Prefeitura aos professores: aumentar os benefícios impactaria na folha de pagamento. Porém, como bem falou a Vereadora Márcia, a Prefeitura já inaugurou diversas obras, quantos CEMEIS, prédios, equipamentos públicos, escolas integrais, reformas nas escolas já tivemos no município? Se todas as escolas públicas no país fossem integrais, não chegaríamos a esses índices de criminalidade. A Prefeitura está sempre alerta quanto ao impacto financeiro da contratação de mais servidores. Mas, são para fazer um serviços público em benefício da população. Precisamos aumentar esse atendimento. É o papel do Estado, do poder público, atender às demandas da comunidade”, defendeu.

 

Gasto com a folha de pagamento da Prefeitura é preocupante, diz Vereador Professor Demetrio

vereador demetrio

“Está tramitando na Câmara projeto para criação de alguns cargos, via concurso, de grande importância para o bom desempenho das funções da prefeitura.

O que é preocupante é o fato de que a criação destes cargos, apesar de essenciais, irão onerar e agravar ainda mais uma situação que merece muita atenção – o aumento de despesa com pessoal.

Atualmente, a prefeitura de Pinhais gasta 50% da sua receita apenas para pagar seus funcionários, assim como os encargos trabalhistas gerados por este. O grande problema é que a receita, ou seja, tudo aquilo que a Prefeitura recebe, é flutuante e estimada, há meses em que recebe menos do que imaginava receber, porém as despesas são fixas, assim a relação RECEITA X DESPESA é alterada mensalmente.

Com a crise, a nível nacional, Pinhais também teve a sua receita afetada, ocorre que as despesas continuaram as mesmas e a consequência disto é que menos dinheiro sobra para determinados investimentos.

Há alguns anos atrás, o percentual gasto com pessoal na Prefeitura de Pinhais variava entre 37% e 39% da receita corrente liquida e atualmente varia na casa dos 50%.

Independentemente de crise e recessão a nível nacional, a Lei de Responsabilidade Fiscal é clara; O limite prudencial com despesa de pessoal não pode ultrapassar 51,5 % e se alcançar 54%, como consequência, poderá ocorrer a reprovação automática das contas do município junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Neste caso, o crédito do município junto ao Governo Federal e instituições bancárias, como a Caixa Econômica Federal, BNDS e outros, serão afetados, e linhas de crédito extintas, assim como repasses financeiros”, observou o Vereador Professor Demetrio.

 

Joãozinho Ribeiro destaca legado de ex-Secretário Padilha e reunião com professores

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) ressaltou o legado do ex-secretário de saúde do município, Roberto Padilha, falecido recentemente. “O Roberto foi o melhor secretário de saúde de Pinhais. Atendia o vereador, o povo, sempre de forma prestativa. Deixou muitas benfeitorias à cidade.. O Padilha era um exemplo”, elogiou.

Reunião com professores

A reunião realizada na Casa, na segunda-feira (18/05), para atender aos professores da rede municipal foi destacada pelo parlamentar. “Gilberto, parabéns pela iniciativa. Parabéns, também, aos demais vereadores presentes, como a Márcia, o Passarinho. Trata-se de uma digna reivindicação dos professores”, reconheceu.

Refip

O Vereador Binga também foi elogiado por Joãozinho, pela iniciativa de apresentar projeto de indicação, para implantação do Refip pela Prefeitura. “Binga, foi uma excelente iniciativa. O vereador convidou a mim e aos demais para assinar o requerimento. O Refip trará muitos benefícios com essa crise. O Secretário de Finanças explicou como anda a situação do país, do estado e da Prefeitura. O Refip está chegando em boa hora. Muitas pessoas não têm conseguido pagar suas dívidas com a Prefeitura, tanto empresários como pessoa física. O Refip ajudará muito a pagarem, trazendo mais recursos para o caixa da Prefeitura que poderão ser utilizados em benefício da população”, considerou.

 

Vereador Silvio Star faz requerimento pedindo Academia ao Ar Livre da Primeira Idade

vereadora silvio

O Vereador Silvio Star (PPS) ressaltou, em seu discurso nas explicações pessoais, requerimento de sua autoria pedindo a implantação da Academia da Primeira Idade. “Já temos academias ao ar livre para a terceira idade. Mas, falta um parquinho para as crianças. O que faz com que eles usem os equipamentos da terceira idade. A instalação de uma academia da primeira idade, ao ar livre, fará com que as crianças deixem os equipamentos livres para uso da terceira idade, usando somente equipamentos apropriados para eles. Essa obra atende a uma demanda existente em relação às crianças. Sei que não é tão simples implementar, mas vale o esforço”, defendeu.

Refip

Quanto ao Refip, Silvio agradeceu ao Vereador Binga (PPS) e aos vereadores Jane Carteira (PR) e Airton Ferreira (PSC) por terem-no convidado para assinar o projeto. “Com certeza, o Refip vai ampliar a arrecadação. A Prefeitura está em seu limite prudencial quanto à folha de pagamento. Mais dinheiro entrando em caixa, teremos mais obras, mais serviços para a população”, destacou.

Lei de Combate ao Preconceito

Outro destaque, foi a Lei Municipal 1534/2014, de sua autoria, juntamente com o Vereador Passarinho (PSC). “Essa lei aborda o combate ao preconceito em todas as suas formas, a exemplo do que vemos no futebol, nos esportes, com o racismo”, salientou.

Apoio a professores

O apoio que a Câmara tem dado ao movimento dos professores da rede municipal foi elogiado pelo parlamentar. “Já foram feitas duas reuniões aqui, nesta Casa, com os professores. Tenho certeza que, com esses esclarecimentos, a situação poderá ser melhorada”, disse.

 

Notícias de Gabinete

Airton Passarinho demonstra satisfação por reunião com professores e aprovação do Refip

vereadora passarinho

O Vereador Airton Passarinho (PSC), depois de enviar os pêsames aos familiares do ex-Secretário de Saúde, Roberto Padilha, comentou sobre a reunião com os professores da rede municipal. A reunião foi realizada na Casa, na segunda-feira (18), e se estendeu até às 22:30hs. Contou com a presença de três secretários municipais: das Finanças, da Educação e o de Governo. “A reunião com os professores foi uma aula para mim. Pudemos conhecer os dois lados. Saí satisfeito desta reunião. Todos saímos com entendimento e alguns afazeres. Uma reunião para discutir o plano de carreira já vai para edital nos próximos dias, quando discutiremos melhorias para os dois lados”, avaliou.

Campanha do Agasalho 2015

A Campanha do Agasalho 2015, promovida pela Prefeitura de Pinhais, ganhou destaque do Vereador, também. “O pontapé inicial da campanha já foi dado. Vamos todos colaborar para ajudar aos mais carentes com doações”, convocou.

REFIP e aumento da arrecadação

A implementação do REFIP foi comemorada pelo Vereador Passarinho. “Alguns Vereadores protocolaram o projeto de implantação do REFIP. É gratificante ver essa recuperação fiscal da Prefeitura prestes a acontecer. Estamos numa situação de crise de arrecadação e por outro lado, há dívidas dos munícipes com o Poder Executivo Municipal. Os munícipes poderão contar com até 100% de abatimento das multas e juros. Parabéns aos vereadores por assinarem esse projeto. Agradeço ao Vereador Zezinho, Presidente da Comissão, que me colocou como relator desse projeto. Pode ter certeza que entregarei todo meu empenho e esforço para relatar o quanto antes este projeto, que vem beneficiar principalmente a população”, comemorou.

Contra o preconceito

Lei nº 1532, de 16 de maio de 2014, de iniciativa dos Vereadores Silvio Aparecido Lindes (Silvio Star) e Airton Pereira (Passarinho), que: “Institui no Município de Pinhais a Semana Municipal Contra o preconceito”.

Art. 1º – Fica instituída no Município de Pinhais, a Semana Municipal Contra o preconceito, a ser realizada anualmente na terceira semana do mês de Maio, com evento de encerramento no domingo.

Parágrafo único – Na semana que trata esta lei, poderão ser desenvolvidas atividades educativas de conscientização e orientação juntamente com Entidades representativas e a Sociedade Civil, visando ampliar a consciência das pessoas em relação ao preconceito e melhorar a qualidade de vida da população do Município.

 

Vereadora Jane Carteira está trabalhando forte pela cidade

camara07

A Vereadora Jane Carteira (PR) agradeceu ao Prefeito Luizão pela implantação do programa de Recuperação Fiscal – REFIP/2015, que a partir da segunda quinzena de junho será implantado, e com isso as pessoas que por algum motivo não conseguiram saldar suas dividas com o município, terão a oportunidade de renegociar a divida e assim ficar em dia com o erário público. “Lutamos para que a Câmara agilizasse esse requerimento e, com isso, damos condições do programa vir de encontro ao cidadão, ajudando-o a saldar suas dívidas com o município”, comemorou.

Partido PR

‘’Na última segunda-feira (18), estivemos em reunião com o Deputado Federal e Presidente do PR do Paraná, Luiz Nishimori. Na ocasião, tratamos de vários assuntos relacionados ao PR Pinhais, e ele reafirmou o apoio total ao nosso diretório municipal, tanto para novas filiações, como nas eleições de 2016. Solicitamos ao deputado que ele incluísse no orçamento da União emendas para destinar a saúde e obras em nossa cidade. Saí com a certeza de que Pinhais não ficará de fora do trabalho e dedicação do deputado. Nosso trabalho é sempre o de buscar soluções para amenizar os problemas da nossa cidade”, garantiu a parlamentar.