quinta-feira, 20 de julho de 2023
Câmara Municipal de Curitiba – 15/12/2015

Câmara Municipal de Curitiba – 15/12/2015

 

Programa de Recuperação Fiscal é prorrogado em Curitiba

Foi aprovado por unanimidade no dia 16, quarta-feira, em sessão plenária na Câmara de Curitiba, em primeira votação, o Projeto de Lei complementar que esticou por mais três meses, até o dia 31 de março, o prazo para que pessoas físicas e jurídicas em dívida com o Município possam aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refic) de 2015.

vereador Salamuni

Assinada por 15 dos 38 vereadores, por iniciativa do líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV), a proposição (002.00010.2015, com a emenda 034.00227.2015) foi protocolada no início da semana passada e tramitou em regime de urgência. O motivo apontado para a prorrogação foi o atraso do ICI para a entrega do sistema de parcelamento das dívidas, cuja adesão terminaria em 31 de dezembro.

A matéria altera a lei complementar 95/2015, que instituiu o Refic 2015. Salamuni lembrou que antes disso foi necessária a alteração na Lei Orgânica de Curitiba (LOM), para permitir, pela primeira vez, que o Programa de Recuperação Fiscal da cidade tivesse o abatimento de juros e das multas das dívidas com a administração municipal.

CPI do Instituto Curitiba de Informática

vereadora professora josete

Durante o debate na Casa de Leis, a vereadora Professora Josete (PT) anunciou que coletará assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Instituto Curitiba de Informática (ICI), que desenvolveu o sistema de parcelamento das dívidas. “Vou coletar assinaturas, na primeira sessão de 2016, para a abertura de uma CPI voltada à investigação da organização social. Convido todos os vereadores para que seja a primeira ação do próximo ano. Se esta Casa quer realmente ir além do discurso, vamos compor uma CPI”, declarou.

verador serginho do posto

Serginho do Posto (PSDB) foi outro que criticou o ICI. O vereador lamentou a ausência do presidente do Instituto Curitiba de Informática, Luís Mário Luchetta, na sessão, já que ele havia sido convidado para prestar esclarecimentos no plenário. “Não é a primeira vez que o ICI deixa de entregar o sistema do Refic no prazo. Devido ao atraso, não foi possível uma grande adesão” argumentou Serginho.

Oportunidade para o contribuinte

vereador sabino picolo

Para Sabino Picolo (DEM), o Refic é uma grande oportunidade para a Prefeitura arrecadar, tendo em vista que os recursos estão escassos, e também para os contribuintes, que têm a oportunidade de negociação de dívidas. “Não vim aqui defender o ICI, mas faço um esclarecimento. O Instituto não é contra o Refic. Precisava de uma programação para receber sua dívida com o Executivo. Nem queria receber, queria a negociação. É uma empresa particular, que precisa pagar seus funcionários e prestadores de serviços”, pontuou.

Coautor do projeto, Chico do Uberaba (PMN) disse que votou “com os dois pés atrás”. Ele insinuou que a gestão pode ter interesse em prorrogar o prazo para arrecadar mais e “fazer caixa” para as eleições de 2016.

Já Valdemir Soares (PRB) disse que quando não se tem pagamentos por prestações de serviços, não se tem dinheiro para pagar funcionários. “Como é que o ICI vai conseguir fazer a parte dele? Vejo incompetência administrativa nessa história”, opinou.

PT quer lançar candidatura própria à Prefeitura em 2016

No dia 17, quinta-feira, em visita à Câmara, a vice-prefeita Mirian Gonçalves comentou a decisão de seu partido, o PT, de ter candidatura própria à Prefeitura de Curitiba em 2016, mas fez questão de deixar claro sua admiração pelo Prefeito Gustavo Fruet.

Miriam aproveitou ainda para desabafar com relação à generalização das críticas aos políticos. “Isso nos ofende. Sim, há corrupção neste país. Sim, é lamentável e assustador, mas não podemos generalizar. Temos que lutar contra. Dizer que todos os políticos são corruptos não é verdade”, argumentou

Prorrogação do Refic

Ainda na sessão do dia 17, o plenário confirmou, em segunda votação, por unânimidade, a aprovação do projeto (002.00010.2015) que prorroga o prazo para pessoas físicas e jurídicas participarem do Programa de Recuperação Fiscal (Refic) de 2015.

Balanço de 2015

vereador ailton camara

O Presidente da Câmara, Ailton Araujo (PSC), ao fazer um balanço dos trabalhos da Casa, agradeceu a “compreensão” dos vereadores em 2015. “A gratidão é um agradecimento da alma, um agradecimento do coração. Fiz tudo que esteve a meu alcance. E, muitas vezes, como vocês, tive a vontade de “chutar o balde”. Mas o compromisso com a sociedade e o fato de honrar as pessoas que me elegeram me mantiveram no cargo com mais disposição”, disse

13º salário aos vereadores

Ailton Araujo (PSC) ainda comunicou ao plenário que a Câmara do Município da Lapa obteve na Justiça Estadual a autorização para pagar o 13º salário aos parlamentares. “O Tribunal de Justiça (TJ-PR) reconheceu que cabe ao próprio Legislativo decidir se faz ou não o pagamento”, anunciou.

Em novembro, a Câmara Municipal de Curitiba entrou com uma ação para que a Justiça Estadual se manifeste com relação ao pagamento do 13º salário aos vereadores da cidade, garantido por lei. O processo está nas mãos do juiz Guilherme de Paula Rezende, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. A ação pretende rever o ato do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que suspendeu, em 2013, o pagamento do benefício.

publicidade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Error thrown

Class 'Elementor\Scheme_Color' not found