As obras do artista plástico Luffêro estarão disponíveis para a visitação até o dia 20 de abril
Para dar início ao calendário de exposições deste ano, o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann recebe a mostra do artista plástico Luciano Ferreira Roque, conhecido como Luffêro. O horário para visitação é de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e a entrada é franca.
De acordo com Luffêro, esta exposição aborda duas temáticas. “Algumas obras retratam paisagens do Paraná; nosso litoral, a Gralha Azul que é o símbolo do estado. Em outras telas utilizei técnicas mistas de desenho com pintura que se voltam aos temas do cotidiano. Eu reproduzo somente aquilo que me sensibiliza”, comenta o artista.
O artista, morador do bairro Weissópolis, afirma que as artes plásticas sempre lhe chamaram atenção. “Comecei a desenhar bem cedo, com cerca de 8 anos mais ou menos. Mais tarde procurei fazer um curso de pintura e foi quando tive o primeiro contato com a tinta. Neste processo é que iniciei com a pintura, propriamente dita”, ressalta. “Assim como outros artistas, sejam da área musical ou teatral, sempre tive uma inquietação que me levava para a arte. É algo que não se explica, vem de dentro”, completa.
Natural de Guarabira, município do estado da Paraíba, Luffêro foi convidado a fazer um trabalho em Curitiba, no ano de 1999. “Vim para cá para confeccionar um painel a pedido de um amigo, e identifiquei um potencial artístico muito grande na cidade. Fiz várias amizades, cursos, e comecei a compreender de que forma poderia divulgar mais o meu trabalho e por aqui fiquei”, afirma.
Aos 37 anos, o artista contabiliza mais de 900 telas pintadas, algumas se encontram fora do país. “Minha arte já foi levada para o Canadá e para diversos estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais. É algo mágico, que transpõe barreiras”. E desde 2010, ele encara mais uma carreira, a de professor. “É um desafio, pois pintar é uma coisa e transmitir este conhecimento é outra completamente diferente. São posições bem distintas, portanto estou em constante aperfeiçoamento”.
Outra forma de expressar a arte é por meio da concepção de murais. “Eles estão presentes nos mais variados locais, em empresas, residências e escolas. Fico feliz em ter tantas alternativas para mostrar meu trabalho”, salienta. “No início da minha carreira enfrentei muitas dificuldades, mas hoje tenho o privilégio de dizer que vivo da minha arte”, comemora.
Exposição no Centro Cultural
A coordenadora de atividades culturais, Kátia Regina Lainetti Boeng, explica que os artistas que tiverem interesse em promover exposições no Centro Cultural devem entrar em contato com o Departamento de Cultura para conhecer os procedimentos necessários.
Serviço
A exposição está disponível para a visitação das 8h às 20h, até o dia 20 de abril. A entrada é franca. O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann está localizado na Rua 22 de Abril, 305, no Centro de Pinhais. Mais informações pelo fone (41) 3912-5241.