por Angelo Stroparo
Requerimentos para infraestrutura e saneamento são destaques em Campina Grande do Sul
O término da construção de poços artesianos e outras obras de infraestrutura foram destaques na sessão da última segunda-feira, dia 8, na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul. Houve tempo para uma interessante discussão sobre os modelos de licitação adotados no município.
Melhorias para Escola Marcos Strapasson
Um requerimento de autoria do vereador Sidnei Camargo (PP) foi apresentado solicitando melhorias na Escola Municipal Marcos N. Strapasson, bairro Santa Rosa. Nos últimos meses, várias reclamações da comunidade local dão conta de que o prédio onde estão abrigadas as salas de aula não oferece segurança adequada para professores e alunos.
Mais segurança
Camargo apresentou, também, um requerimento pedindo rondas mais frequentes da Guarda Municipal no interior. Segundo o vereador, os moradores dessas regiões mais afastadas sofrem com o aumento da criminalidade que já atinge localidades distantes dos grandes centros, como zonas rurais, por exemplo.
Internet Wi-Fi no interior
Com a finalidade de incluir o interior na rede mundial de computadores, a internet, os vereadores Pedro Café (PROS) e Eugenio Zanona (PSD) apresentaram requerimento em conjunto. O documento pede a instalação de rede Wi-Fi nas localidades de Terra Boa, Barragem, Jaguatirica, Ribeirão Branco, Taquari e Lagoa Vermelha.
A justificativa da petição se faz na crescente necessidade da população pelo acesso à informação e na comodidade de poder pagar compromissos (contas de água, luz etc) on-line, por exemplo.
Adequação nos acessos ao CAIC
O Presidente da Câmara, vereador Sergio Cavagni (PT), apresentou um requerimento que solicita adequações nas instalações da Unidade de Saúde do CAIC . O pedido visa atender a população portadora de necessidades especiais e idosos, a fim de promover a inclusão social por meio do incremento dos acessos de mobilidade nas partes internas e externas do prédio onde está instalada a Unidade de Saúde.
Instalação de poços artesianos
Durante a sessão do dia 8, foi aprovado o requerimento 140/2015, de autoria do vereador Bruno de Andrade (PTB), que solicita o término das obras de instalação de poços artesianos e rede de água potável nas localidades do Cerne, Barragem, Canoinha, Taquari, Lagoa Vermelha e Portal da Graciosa. Os recursos virão dos cofres do município, oriundos do superávit nas finanças de Campina Grande do Sul.
Verba municipal
O vereador ressaltou que a cidade vai reaver o dinheiro, porque a viabilização do projeto é responsabilidade do Governo Federal. “Como a verba federal vem por etapas, é demorado, e, tendo condições, o prefeito liberou recursos municipais para adiantar as obras. Depois, tudo será restituído e aplicado em outros benefícios para o povo”, explicou Bruno Andrade.
Discussão polêmica
O requerimento 142/2015, de autoria do vereador Sidnei Camargo, que pede a continuidade nas obras em ginásio esportivo e manutenção na cancha, ambas localizadas na Jaguatirica, foi aprovado. O ginásio está em fase de construção e a cancha precisa de areia. Camargo reclamou, durante a justificativa da petição, da falta de atenção que o interior recebe do Executivo. “O prefeito deve dar mais atenção para o interior, não apenas para o Jardim Paulista”, queixou-se.
Por conta desta crítica, teve início uma discussão que acabaria tocando no modelo de licitação adotado pelo Executivo. Alguns vereadores pediram parte no tempo de Camargo e apresentaram vários argumentos contrários ao posicionamento do parlamentar. “A construção da Unidade de Saúde do Ribeirão Branco está 95% concluída, além do calçamento e asfalto na mesma região e também na Jaguatirica, por exemplo”, argumentou Pedro Café, na defesa do Executivo e dos próprios pares da Casa.
Revisão nos modelos de licitação
O vereador Rubens Kolinsk (PSB), por sua vez, apresentou a sugestão de apreciação dos pares sobre os modelos de licitação usados em Campina Grande do Sul. “O que acontece, às vezes, é que a Prefeitura quer o preço melhor, lá em baixo, e preço baixo não tem a ver, necessariamente, com qualidade”, explicou. O parlamentar ressaltou a importância de ser observada a estrutura das empresas licitadas, a fim de evitar transtornos para o munícipe e queixas como a de Sidnei Camargo. “Precisamos de construtores que tenham a capacidade e decência de começar uma obra e, principalmente, terminá-la”, finalizou Kolinsk.