terça-feira, 1 de agosto de 2023
Pesquisa aponta Marli Paulino com 61% dos votos válidos

Pesquisa aponta Marli Paulino com 61% dos votos válidos

Prefeita Marli Paulino (PSD), que busca a reeleição, consolida ampla vantagem na disputa, com 61% dos votos válidos, segundo levantamento da Ágora Pesquisa, encomendado pela Banda B.

A candidata à reeleição para a Prefeitura de Pinhais, Marli Paulino (PSD), chega à última semana antes do pleito com franco favoritismo, de acordo com a Ágora Pesquisa, encomendada pela Banda B, de Curitiba. Marli aparece com 61% dos votos válidos na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos são citados. Em segundo lugar, está o candidato Marcos Ceschin (Podemos), com 32%. Os demais candidatos somam 7%: Investigador Dr. Vladimir (PT) 3%, Vinícius da Cruz (PTC) 2% e Aloísio Nascimento (MDB) e Professor Rafael (PP) empatam com 1%.

Na pesquisa estimulada, considerando todos os votos, brancos e nulos inclusos, Marli é a preferida de 42% dos eleitores, enquanto 22% preferem Ceschin. Outros candidatos somam 5%, enquanto votos brancos/nulos e não sabem/não responderam somam 31%.

O levantamento ouviu 383 pessoas nos dias 9 e 10 de novembro e apresenta margem de erro de 5%, com índice de confiança de 95% e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PR-05651/2020.

Enfim, são 29 pontos percentuais de vantagem da prefeita em relação ao segundo colocado, considerando-se apenas os votos válidos, que são os que definem uma eleição. Pois, votos brancos e nulos não são considerados válidos no somatório para definir o candidato eleito, que necessita de 50% mais 1 em votos válidos para vencer o pleito. Vale ressaltar, porém, que de acordo com o levantamento, brancos e nulos, juntamente com aqueles eleitores que não sabem ou não responderam, somam 31%. Ainda há um percentual alto de indecisos a poucos dias das eleições. Mas, entre os que não sabem ou não responderam, há, possivelmente, um percentual abaixo da vantagem da prefeita em relação ao segundo colocado, que é de 29%. O que representa uma ótima vantagem para a manutenção da liderança da prefeita mesmo nos piores cenários projetados, em hipótese desses votos dos indecisos, por exemplo, migrarem todos para os demais candidatos. Mesmo assim, considerando-se essa hipótese bastante remota, ela ainda sairia na frente.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a eleição deste ano acontecerá no dia 15 de novembro.

publicidade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Error thrown

Class 'Elementor\Scheme_Color' not found