Com 1.641 casos confirmados até o momento, Pinhais tem 1.286 pacientes recuperados, o equivalente a 78% dos casos registrados no município
Diariamente as secretarias municipais de Saúde atualizam os novos casos de coronavírus. As informações são repassadas para a Secretaria Estadual de Saúde que faz um informe completo e detalhado da doença em todo o Paraná.
Mesmo com as medidas e recomendações por parte das autoridades de saúde, os casos confirmados de coronavírus vem aumentando e as estatísticas reforçam que o momento exige precaução. No boletim, os novos casos de pessoas confirmadas com Covid-19 e os óbitos registrados são os pontos que mais chamam a atenção. No entanto, há um dado extremamente importante, que revigora a esperança e fortalece a todos para vencer a doença: os casos de pessoas recuperadas.
Os dados do último boletim oficial do município, de 04 de agosto, revelaram um o total de 1.641 diagnósticos positivos. Destes, aproximadamente 78% dos pacientes (1.286) já estão recuperados, um índice maior que a média do Estado e entre os primeiros da Região Metropolitana.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que este é um número positivo e explica como é feito o trabalho desde quando o paciente é diagnosticado até ele se recuperar. A partir da avaliação médica no atendimento as pessoas que apresentam alguns sintomas característicos da doença, as equipes realizam ou marcam a coleta do exame para detecção. Com o exame confirmado, a equipe da unidade de saúde realiza o monitoramento para avaliação da evolução dos sintomas, bem como orientações, quando do agravamento e ou complicações. Conforme recomenda o Ministério da Saúde, os pacientes com casos leves entram na conta de recuperados quando não apresentam mais os sintomas após 14 dias do início da infecção.
Um caso de paciente recuperado é o da moradora do bairro Maria Antonieta, a psicóloga Maria Edna de Souza, de 58 anos. Ela conta que ficou mal – teve febre, falta de ar, dores no corpo e ficou sem vontade de comer. Devido aos sintomas, foi até a UPA de Pinhais e fez o exame, que para surpresa dela deu negativo. Devido a situação ficou em casa, em isolamento.
Novamente fez o exame, que desta vez a diagnosticou com a doença. Neste período, durante praticamente dois meses, entre abril e maio, ela conta que foi uma fase difícil, sem ver os netos, os filhos, e outras pessoas. Maria destaca que recebeu um bom atendimento dos profissionais de saúde, que entravam em contato todos os dias. Eles foram muito prestativos, dando todas as orientações necessárias.
Para a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, ver este alto índice de pessoas recuperadas em Pinhais é positivo. “Este número de pessoas recuperadas é um dado importante no monitoramento. Considerando que o município já tem 78% dos casos confirmados considerados recuperados porque conseguiram superar a doença. Avaliamos ainda que a maioria dos pacientes passou este período em isolamento domiciliar, com sintomas leves. E, como demonstram os estudos apresentados, de 80 a 85% da população vai desenvolver a forma leve da doença”, explicou Adriana.
Mesmo quem já se recuperou segue praticando os procedimentos de prevenção. Maria confirma que continua usando máscara de proteção, passando álcool em gel nas mãos. Chegando da rua, ela já coloca a roupa que usou para lavar e mantém todas as precauções. Esta fase que vivenciou, ela conta que serviu para reforçar dois pontos que ajudaram a se curar. “Esta doença me fez refletir bastante. Primeiro é que temos que ter consciência e seguir as orientações médicas.
Segundo, é que temos que ter fé e não nos esquecermos do nosso lado espiritual. Para mim foi o que mais marcou. A dificuldade está aí, ela existe e temos que ficar preparados. Temos que ter consciência, pois se todos nós fizermos a nossa parte, venceremos esta doença”.