Especialistas reconhecem dificuldades, mas elogiam a saúde pública em Pinhais

Especialistas reconhecem dificuldades, mas elogiam a saúde pública em Pinhais

pinhais01

Durante a visita os consultores puderam ver de perto como se dá a execução de programas que resultam em experiências exitosas

 

O município recebeu na quinta-feira, dia 22/02, a equipe da 2ª Regional Metropolitana de Saúde, acompanhados dos consultores Eugênio Vilaça Mendes e Maria Emi Shimazaki. Ambos são importantes nomes a nível nacional no que diz respeito ao estudo da Atenção Primária à Saúde, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como as Redes de Atenção à Saúde, diretrizes fundamentais do sistema. Na ocasião, a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria e representantes da Secretaria Municipal de Saúde receberam os visitantes.

Os consultores puderam ver de perto como se dá a execução do Programa Rede Mãe Paranaense, o qual preconiza a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpério, e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no primeiro ano de vida. Além disso, verificaram as estratégias executadas pela Semsa para alcançar a certificação do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS). As onze unidades de Pinhais foram certificadas, dez com selo prata e uma com selo bronze.

Para tanto, os locais visitados foram a Unidade de Saúde da Família (USF) Tarumã, exemplificando o trabalho desenvolvido na Atenção Primária à Saúde em Pinhais. “Todos os meus estudos são no sentido de que as soluções para o problema do SUS se darão quando nós formos capazes de organizar o sistema em redes. Isso significa que para atender às gestantes e crianças nós começamos na atenção primária à saúde”, explica o consultor Eugênio Vilaça Mendes.

Sobre USF visitada, Mendes descreve: “Toda a população da região atendida está cadastrada, aquela equipe conhece as pessoas por nome e endereço, também resolvem 80% dos problemas, por exemplo, pré-natal de gestante de risco habitual é feito exclusivamente na atenção primária e quando é gestação de alto risco elas são encaminhadas para Curitiba para um ambulatório de alto risco”, afirma.

Já no que diz respeito ao trabalho em rede, o consultor relata que em Pinhais pode ser observada a execução do que se defende na teoria, durante visita ao Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. “Os partos de risco habitual são feitos aqui na Maternidade Municipal e os partos de risco alto são encaminhados ao Hospital Evangélico. Essa é a ideia de rede, atenção no lugar certo, para a pessoa certa, no tempo certo, com o custo certo. Então, os resultados de Pinhais tanto na atenção primária quanto na atenção hospitalar são excelentes, de fato excelentes, mais do que bom”, esclarece.

Segundo Eugênio, na atenção primária do município é possível acompanhar que os processos de trabalho estão bem organizados. Outro fator destacado é a possibilidade que as gestantes e acompanhantes têm de visitar a Maternidade antes do parto, referindo-se às visitas guiadas ao ambiente hospitalar. A ação faz parte da extensão do pré-natal, com o objetivo de reforçar as orientações passadas às gestantes e familiares durante o período que antecede o nascimento do bebê. “No Hospital Municipal também vimos resultados excelentes, onde 98% das gestantes reportam ter um cuidado ótimo”, destacou Eugênio Vilaça Mendes.

Mortalidade infantil

Mendes também ressalta o índice de mortalidade infantil de Pinhais, um dos mais baixos do Estado e muito inferior à média nacional. “Há uma curva descendente, nos últimos cinco anos vemos que a mortalidade está, em média, inferior a 10 óbitos por mil nascidos vivos, ou seja, ela é de um digito, enquanto a média brasileira está em 16 óbitos. Portanto, isso mostra que Pinhais está no caminho certo e que a Rede Mãe Paranaense aqui é um grande sucesso”, afirma.

“Eu diria que Pinhais pode ser uma referência não só para o Estado do Paraná, mas também uma referência nacional, porque de fato, o trabalho de saúde pública aqui está sendo muito bem feito. Creio, pelo que eu ouvi do plano estratégico para os próximos dois a três anos, que esta situação vai melhorar ainda mais, sem dúvida”, finaliza Eugênio Vilaça Mendes.

Para a Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, todos os reconhecimentos ressaltam que o município está efetivamente fazendo sua parte. “As unidades de saúde têm um papel fundamental na atenção à população e o trabalho bem feito impacta nos demais atendimentos que receberá quando o assunto é a saúde pública. Outro destaque sem dúvida é nosso hospital e maternidade, o qual foi reaberto e hoje presta centenas de atendimentos, além de ser muito elogiado e receber diversas premiações”, afirma a prefeita.

publicidade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Error thrown

Class 'Elementor\Scheme_Color' not found