Foto: Alexandre Silva/PR
O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, afirmou nesta quarta-feira (17), após reunião no Palácio do Planalto com o presidente em exercício, Michel Temer, que o governo está preparando um programa de desburocratização para “reduzir o chamado custo Brasil”. O objetivo é que a simplificação de processos ajude a melhorar o ambiente de negócios e a competitividade das empresas nacionais.
“Nós conversamos com o presidente, pedimos e recebemos autorização para traçar um programa de desburocratização e desenvolvimento. Porque, quando você desburocratiza, você gera, também, desenvolvimento, porque reduz custos. E, quando você reduz custos, você gera investimentos”, afirmou Marcos Pereira, em entrevista ao Portal Planalto.
O ministro também ressaltou a importância do programa ao lembrar que uma empresa brasileira gasta, em média, 2,6 mil horas somente para cumprir obrigações acessórias. Como resultado disso, citou o ministro, o Brasil figura entre as nações com “os maiores índices de burocracia do planeta”, segundo o relatório Doing Business, produzido pelo Banco Mundial.
Marcos Pereira reforçou que um grupo de trabalho interministerial será montado para estudar medidas de redução de impacto da burocracia em todas as esferas do Estado. Ele mencionou, ainda, que um piloto do programa começará a ser feito pelo próprio Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Na sequência, outros órgãos do governo também participarão.