O projeto reúne peças, documentos, vídeos e fotografias que contribuem para a reconstrução de parte da história do município
Com o objetivo de resgatar, preservar e transmitir à comunidade de Pinhais a história de sua origem e de seu desenvolvimento, o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann mantém o Espaço Memória. O projeto reúne peças, documentos, vídeos e fotografias que contribuem para a reconstrução de parte da história do município.
Na coleção de fotografias, passagens do cotidiano de Pinhais impressionam os visitantes, como por exemplo as imagens da Antiga Estação Ferroviária, da Igreja Matriz, dos antigos bairros e escolas da cidade. Há ainda retratos da história política e social, de vários períodos. O projeto de criação do Espaço Memória foi concebido no ano de 2008 com o intuito de reunir, organizar, catalogar, conservar e preservar os bens culturais do município de Pinhais.
De acordo com a bibliotecária Elaine Biss, uma das idealizadoras da iniciativa a ação é de fundamental importância, pois oferece aos cidadãos a possibilidade de interação do passado com o presente. “Além disso, possibilita a formação ou fortalecimento da identidade cultural da sociedade. Por isso, contamos com a participação da comunidade no processo de coleta de informações, fotografias e demais materiais que ajudem a recontar a história de Pinhais”, ressalta.
Dia do Patrimônio Histórico
No dia 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data instituída em homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi o fundador e primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Criado em 1937, no governo de Getúlio Vargas, hoje o instituto conta com superintendências em todos os estados além dos conselhos nacional, estaduais e municipais que trabalham em prol do patrimônio histórico e cultural.
Em Pinhais, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (CMPHC) procura apoiar e contribuir com as ações de preservação e fiscalização do patrimônio. “Também procuramos incentivar medidas de conscientização e educação patrimonial, por isso deve-se ressaltar a importância do Projeto Espaço Memória assim como a participação da sociedade pinhaiense nesse processo”, destaca Anderson Hoch Martins, presidente do Conselho.
Buscando a conscientização sobre a importância de reunir e conservar objetos históricos em um só local, o Departamento de Cultura ressalta a importância da participação da comunidade ao juntar objetos, como peças, utensílios domésticos, adornos, acessórios, vestimentas, fotografias, documentos, quadros, livros, móveis, além de depoimentos entre outros, para que enriqueçam o acervo do Espaço Memória.
Serviço
O Espaço Memória está localizado no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, na Rua 22 de Abril, 305, no bairro Centro. Telefone para contato (41) 3912-5241 e (41) 3912-5637 ou e-mail: centrocultural@pinhais.pr.gov.br. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.